Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

biênio 2022-2024

Clarice Claudino vê "achincalhamento" da Justiça e assume comando do TJ com foco em restabelecer confiança do Judiciário

20 Dez 2022 - 10:05

Da Redação - Pedro Coutinho / Da reportagem Local - Érika Oliveira

Foto: TJMT - Lucas Figueiredo

Clarice Claudino, presidente eleita do TJMT para o biênio 2023/2024

Clarice Claudino, presidente eleita do TJMT para o biênio 2023/2024

Clarice Claudino da Silva tomou posse como nova presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em solenidade que ocorreu na tarde desta segunda-feira (19) no Plenário Desembargador Wandir Clait Duarte, na sede do Poder Judiciário, em Cuiabá. “Quem me conhece sabe do meu entusiasmo e empenho na disseminação da cultura da pacificação social, por meio da implantação de políticas públicas e da construção de soluções adequadas por meio do diálogo, amorosidade e compreensão do ser humano em sua integralidade”, declarou a nova presidente. Também tomaram posse também a desembargadora Maria Erotides Kneip como vice-presidente e o desembargador Juvenal Pereira da Silva, como corregedor-geral da Justiça pela gestão “Semear a paz. Fortalecer a Justiça” (biênio 2023/2024).

Leia mais: 
Decisão do STF legitima troca do VTL pelo BRT em Cuiabá
 
"Todos nós sabemos o momento pelo qual passa a nossa instituição. Está havendo um verdadeiro achincalhamento da justiça que é a última tábua de esperança a que a sociedade se agarre para proteger seus direitos em meio a tempestade de incertezas em que vivemos. É necessário o trabalho em nível nacional para reestabelecermos a confiança no judiciário cada tribunal tem o papel de se esforçar em humanizar as relações sociais de forma a reverberar na sociedade local", disse a desembargadora em seu discurso de posse.

"E por que não dizer da população nacional? O sentimento de justiça e proteção. É nesse ponto que conclamo vossas excelências para se mandarem ao meu lado dando-me o voto de confiança a fim de que ombro a ombro possamos alcançar esse desejo ideal. Afinal, somos todos parte de um mesmo tecido. E apesar de sermos únicos, estamos todos integrados em prol do mesmo objetivo sermos seres humanos melhores e mais ainda agentes decisivos para encarar esse enorme desafio, trata-se de um dever que temos para com a sociedade", acrescentou.

Além da magistrada, tomaram posse para a gestão “Semear a paz. Fortalecer a Justiça” (biênio 2023/2024), a desembargadora Maria Erotides Kneip como vice-presidente e o desembargador Juvenal Pereira da Silva, como corregedor-geral da Justiça. A cerimônia também foi transmitida pelo canal oficial do Youtube do TJMT.
 
A solenidade foi prestigiada por autoridades civis, militares e eclesiásticas, integrantes do Judiciário e Executivo. O governador Mauro Mendes desejou à nova gestão um mandado profícuo.
 
“Nos próximos dois anos caberá à desembargadora Clarice, junto com sua equipe, conduzir este Tribunal e o Sistema de Justiça no Estado. Desejo a todos muita sorte e êxito. Conte com o Executivo para que exercendo de forma livre, independente, autônoma, cada um no seu papel, de forma profícua possamos entregar mais para os mato-grossenses”.
  
O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges, avaliou a posse como uma data festiva. “Hoje temos uma festa da democracia, de poderes autônomos, que só existe porque o sistema de justiça funciona. Os advogados e o MPE demandam o Judiciário e este pode dar sua resposta de forma rápida e eficiente”, apontou.
 
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, exaltou o acontecimento histórico no âmbito do TJMT, em que duas mulheres sucedem outras duas na condução da direção da Corte. “Isso demonstra uma nova realidade, uma mudança de cultura, que vem ocorrendo no Judiciário deste país. Temos uma presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), uma presidente no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e agora de forma inédita essa sucessão de mulheres no TJMT”, registrou. “Desejo à nova gestão sucesso em sua condução”.

A atual presidente do TJMT, desembargadora Maria Helenas Póvoas, abriu a solenidade com tributo às magistradas. “Esta não é uma simples troca de comando, mas um tributo aos espaços conquistados pelas mulheres. Vivenciamos pela primeira vez em 148 anos de história do judiciário mato-grossense duas mulheres transmitindo o cargo, de presidente e vice-presidente a outras duas mulheres. Para festejar este momento de júbilo abraço carinhosamente a desembargadora Shelma di Kato, nosso maior incentivo na abertura de espaços para nós mulheres”.
 
Maria Helena citou conquistas da sua gestão como o reconhecimento do Botão do Pânico SOS Mulher pelo CNJ e o Selo Ouro de Qualidade conquistado com a maior pontuação já alcançada pelo TJMT. A magistrada agradeceu a parceria de seus pares, colegas de gestão, equipe, juízes auxiliares, assessores e servidores. “Nos despedimos rogando ao criador que abençoe a nova gestão, iluminado e protegendo os empossados.”
 
O desembargador Guiomar Teodoro Borges, conterrâneo da desembargadora Clarice, deu boas vindas à nova direção do Judiciário de Mato Grosso. Ele lembrou da trajetória da magistrada, que completou 34 anos de carreira em novembro. Destacou a paixão dela pela justiça sistêmica e desejou êxito para cumprir a missão de comandar a Corte nos próximos dois anos. “Desde muito cedo Clarice escolheu um caminho marcado por pontos luminosos, levantou a bandeira dos métodos autocompositivos que valoriza a pacificação social”, citou.
 
“Ressalto, para mim, o sentido da vida é traduzido pela qualidade dos nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Minha prioridade, e de toda a equipe cuidadosamente escolhida para estar comigo neste próximo biênio, é proporcionar um ambiente harmônico, pacífico, com respeito mútuo e espírito colaborativo”, afirmou a presidente empossada.
 
Ainda prestigiaram a solenidade servidores e magistrados do TJMT; desembargadores da Corte Estadual; presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha; desembargadores do TJMT aposentados: Lêonidas Montero, Licinio Carpinelli, Mauro José Pereira e Shelma Di kato; desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar; presidente da Amam, juíza Maria Rosi de Meira Borba; defensor Público-Geral, Clodoaldo de Queiroz; procurador-Geral do Estado, Francisco de Assis Lopes; presidente da AMM, Neurilan Fraga; procuradora de Justiça na Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Eunice Carvalhido; diretora da Escola Judicial TRT 23, desembargadora Eliney Bezerra Veloso; procurador Chefe-substituto da AGU no Estado do Mato Grosso, Alexandre Murata; vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa; senador Jayme Campos, ex-governador Júlio campos entre outras autoridades.

(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet