Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

SEM ALVARÁ

Justiça acata pedido do Ministério Público e suspende Festa do Laço em cidade de MT

Foto: Reprodução

Justiça acata pedido do Ministério Público e suspende Festa do Laço em cidade de MT
A 1ª Promotoria de Justiça Cível de Paranatinga  (373 km de Cuiabá) obteve na Justiça decisão liminar favorável à suspensão da “Festa do Laço”, prevista iniciar nesta sexta-feira (14) e seguir até domingo (16). A Ação Civil Pública foi ajuizada contra a Associação do Parque de Exposição do município e o organizador do evento, Carlos Souza Almeida, conhecido como “Nego do Rodeio”. 

Leia também
TJ mantém prisão de 'Zé Pequeno', suposto contador de facção criminosa detido na Operação Impacto


O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) pediu a adequação da festa aos parâmetros legais, sob pena de aplicação de multa. Segundo a ação do MP, faltam alvará de engenharia, documentos dos seguranças do evento e alvará da vigilância sanitária. 

“A presente ação tem por escopo a obtenção de provimento jurisdicional efetivo que determine ao réu o cumprimento da obrigação de não fazer consistente em não realizar evento Prova do Laço sem alvará judicial. Funda-se a demanda na ausência de documentos necessários à obtenção de alvará judicial prévio para realização de referido evento, envolvendo participação e presença de crianças e adolescentes, o que contraria o art. 149 do ECA e as normas da Portaria 01/2020 do Juízo da Infância”, considerou a promotora de Justiça Kelly Cristina Barreto dos Santos. 

Segundo a promotora, um evento dessa magnitude necessita observar a legislação, a fim de resguardar os interesses das crianças e adolescentes. 

“Vai daí a razão de obtenção prévia de alvará judicial, comprovando-se a contratação de segurança privada, ambulância disponível, comunicado ao Conselho Tutelar para fiscalizar o evento, disponibilidade da Polícia Militar no local, isolamento e/ou cercamento da área a ser usada para apresentações e outros a serem exigidos pelo magistrado responsável pela expedição da autorização”, argumentou.

“Sem toda essa demonstração, não só as crianças e os adolescentes do local, mas como todos os cidadãos da localidade restam vulneráveis a um incidente”, concluiu.  Kelly dos Santos considerou ainda o risco de consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade sem fiscalização das autoridades - Conselho Tutelar e Polícia Militar. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet