Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

cadeira no TJMT

Conselheira da OAB-MT apresenta proposição para paridade de gênero na lista à vaga de desembargador

Foto: Reprodução

Conselheira da OAB-MT apresenta proposição para paridade de gênero na lista à vaga de desembargador
A Conselheira da OAB-MT, Ninagin Dallagnol, apresentou proposição, nesta sexta-feira (20), junto à diretoria da instituição, para a paridade de gênero na escolha da lista sêxtupla do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça, vaga de desembargador. Ou seja, que 3 dos 6 nomes, necessariamente, na descrição da proposição, deveriam ser de mulheres. Seccionais de outros estados já tiveram proposição desse tipo aprovada. 

Leia também 
Justiça nega pedido de diagramador que queria enquadramento como jornalista


No ano de 2020, o Conselho Pleno da OAB Nacional aprovou a paridade de gênero (50%) para a composição das chapas nas eleições do Conselho Federal, das seccionais, subseções e Caixas de Assistência. 

O que significa dizer que as chapas, para serem registradas nas eleições, a partir de 2021, deveriam possuir o percentual de 50% para candidaturas de cada gênero, tanto para titulares como para suplentes.

A ideia da proposição da conselheira é de implementação de políticas afirmativas que oportunizem, de igual modo, a possibilidade de acesso de advogados e advogadas à vaga disponibilizada pelo Tribunal de Justiça do de Mato Grosso, visando à democratização, à equidade política e um Judiciário diversificado, já que historicamente, espaços de poder e decisão são, em sua maioria, ocupados por homens. 

As proposições apresentadas serão discutidas e votadas em sessão a ser realizada na próxima quinta-feira (26), na OAB-MT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet