Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

DECISÃO LIMINAR

Justiça determina que OAB inclua nome de advogado na lista para concorrer à vaga de desembargador do TJ

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Justiça determina que OAB inclua nome de advogado na lista para concorrer à vaga de desembargador do TJ
O juiz Ciro José De Andrade Arapiraca, da 1ª Vara Federal Cível e Agrária de Cuiabá, concedeu uma liminar determinando que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional Mato Grosso - inclua o nome do advogado Valério de Oliveira Mazzuoli na lista da OAB para concorrer à Lista Sêxtupla dos indicação a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.

Leia também
Em ação que questiona aumento de emendas impositivas, PGR defende que Assembleia garanta percentual para a Saúde


O nome do jurista não constava na relação das inscrições deferidas para concorrer à vaga. Segundo Mazzouoli, a ordem alegou que “não houve a juntada de documentos aptos a comprovar os requisitos do artigo 5º do provimento n. 102/2004 do Conselho”.

O referido artigo diz que o candidato deverá comprovar o efetivo exercício profissional da advocacia nos 10 anos anteriores à data do seu requerimento e, tratando-se de Tribunal de Justiça Estadual ou de Tribunal Federal, concomitantemente, deverá comprovar a existência de sua inscrição, há mais 5 anos.

O advogado entrou com um mandado de segurança. De acordo com o juiz, os documentos comprobatórios anexados ao processo permitem concluir que o advogado “comprova satisfatoriamente que ostenta mais de dez anos de efetiva atividade profissional”, condição que autoriza reconhecer plausibilidade em sua pretensão de compor a lista sêxtupla.

Em sua decisão, o juiz diz que no caso é possível vislumbrar que o Mazzuoli exerce a advocacia forense desde o ano de 2001, com inconteste atuação no Estado de Mato Grosso”, seja na condição de Assessor Jurídico de Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (05 anos e 05 meses e 15 dias) e no TRT 23, seja na condição de representante judicial, a partir do ano de 2014.

“Diante o exposto, DEFIRO o pedido de concessão da medida liminar, determinando aos Impetrados que, se não houver qualquer outro motivo que justifique, adotem as providências necessárias para inserir o nome do Impetrante na lista de “candidaturas deferidas”, visando autorizar sua participação na lista sêxtupla para o preenchimento de vaga para o cargo de Desembargador destinada à advocacia no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso – Edital n. 001/2023, de 23/10/2023”, decidiu o juiz.

A sessão pública do Conselho Seccional, para eleição da Lista Sêxtupla, será realizada na sede da OAB-MT, no dia 20 de dezembro, às 8h, e será transmitida pelo youtube.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet