Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

VITÓRIA TARDIA

TSE forma maioria para afastar cassação e devolver elegibilidade de Neri Geller

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

TSE forma maioria para afastar cassação e devolver elegibilidade de Neri Geller
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para acolher a defesa do ex-deputado federal Neri Geller (PP) e reverter a decisão que cassou seu mandato e o tornou inelegível em 2022. Com o resultado parcial do julgamento, Neri tem de volta sua elegibilidade eleitoral.

Leia também
Abalado, Neri Geller mantém candidatura ao Senado e reafirma ser vítima de perseguição de WF

 
O ministro Raúl Araújo é o relator do processo e votou para acolher o recurso ajuizado pela defesa de Neri, representada pelos advogados Rodrigo Mudrovitsch e Gustavo Teixeira Gonet Branco.

A sessão virtual de julgamento iniciou no último dia 8 e tem previsão de encerrar nesta sexta-feira (15).

Até o momento, acompanharam o relator o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques. A ministra Cármen Lúcia ainda não apresentou seu voto.

Em agosto de 2022, após a cassação, o TSE indeferiu o registro de candidatura de Neri ao Senado por prática de abuso de poder econômico e arrecadação ilícita de recursos.

O político, eleito deputado federal em 2018, teve seu mandato cassado pelo TSE em 23 de agosto, por captação ilícita de recursos, e foi declarado inelegível por oito anos. Com o acolhimento do TSE do seu recurso defensivo, afasta-se sua inelegibilidade e não haverá impedimentos caso ele venha assumir algum cargo no governo federal de Lula (PT).

Após as eleições do ano passado, Neri atuou na equipe de transição do governo federal, auxiliando o atual ministro Carlos Fávaro (PSD) na formação da equipa do Ministério da Agricultura. Chegou a ser cotado a assumir um cargo de confiança na Pasta, mas nunca foi nomeado, justamente por conta da inelegibilidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet