Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Civil

REVIRAVOLTA NO LEGISLATIVO

Plantonista atende pedido da defesa e suspende cassação de vereadora de Chapada dos Guimarães

02 Jan 2024 - 18:05

Da Redação - Gustavo Castro e Max Aguiar

Foto: Reprodução

Plantonista atende pedido da defesa e suspende cassação de vereadora de Chapada dos Guimarães
O juiz Renato J. de A.C. Filho, do Plantão Cível da Comarca de Chapada dos Guimarães, atendeu pedido da vereadora Fabiana Nascimento (PRD), conhecida como 'Fabiana Advogada', e suspendeu a cassação de seu mandato. A decisão liminar (provisória) foi proferida nesta terça-feira (02).

Leia também
Após dois dias de sessão, vereadora Fabiana Nascimento é cassada na Câmara de Chapada dos Guimarães


Fabiana teve seu mandato cassado no dia 21 de dezembro de 2023, sob a acusação de advogar contra o município em setembro do mesmo ano, em ações de interesses privados, e, em alguns casos, contra a cidade, considerado uma infração de norma legislativa.

Na decisão, o juiz alegou que após o encerramento da defesa oral da vereadora denunciada, para o regular procedimento, deveria ter realizado tantas votações nominais quantas forem as infrações articuladas na denúncia, que no caso foram três. 

Portanto, para cada infração denunciada - oriunda das três ações contra o município na Justiça estadual -, deveria ter ocorrido uma votação nominal no julgamento proferido pela Câmara. Aos vereadores presentes para votação das três infrações indicadas na denúncia e processadas, caberia ao Presidente da Câmara formular quesitos individuais, questionando os vereadores presentes sobre cada uma delas, o que aparentemente não ocorreu.

No entendimento do magistrado, ainda que o resultado final fosse o mesmo, os procedimentos administrativos devem se ater as regras, atendendo ao princípio da legalidade, sob pena de nulidade do ato.

Ainda na decisão, o magistrado pontuou que a Câmara pode realizar nova sessão para votar a cassação de Fabiana, desde que siga a legislação e vote separadamente as acusações contra a vereadora.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet