Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

TRANSPORTE ZERO EM DEBATE

Defensoria reforça pedido para participar em ação contra lei que proibiu a pesca em Mato Grosso

Foto: Christian Dalgas Frisch

Defensoria reforça pedido para participar em ação contra lei que proibiu a pesca em Mato Grosso
A Defensoria Pública da União (DPU), que já se manifestou contrária à lei que proibiu a pesca em Mato Grosso, reforçou o pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja admitida como assistente na ação que quer a derrubada da norma. Requerimento foi reiterado nesta segunda-feira (22) visando autorização, além do ingresso no processo, para participar da audiência de conciliação que ocorrerá nesta quinta (25).

Leia mais
Defensoria da União emite nota contra lei que instituiu o 'Transporte Zero' em Mato Grosso

 O pedido de ingresso como "amigo da corte" foi protocolizado em 12 de dezembro de 2023 e, até o momento, não foi apreciado. A despeito da admissão da DPU na ação, destacou o Defensor Federal Gustavo Zortéa da Silva que a audiência de conciliação agendada não contempla entidades que representem diretamente os interesses dos pescadores artesanais.

A DPU pediu a habilitação no feito, justamente, a partir de provocação feita pelo Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), para reforçar os interesses das comunidades tradicionais constituídas por tais pescadores, que são diretamente afetados pela lei estadual impugnada na ação.

“Pelos motivos expostos, reitera-se o pedido de habilitação da DPU como amiga da corte. Além disto, requer-se seja autorizada a participação da DPU na audiência de conciliação em condição de igualdade com as entidades já convocadas. Nesses termos, pede deferimento”, requereu a DPU. O pedido, no entanto, ainda não foi analisado.

Audiência foi convocada pelo ministro André Mendonça para debater os efeitos da Lei que proíbe a pesca e o transporte de pescados em Mato Grosso por 5 anos. Pela derrubada da Lei estadual 12.197/2023, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo.

O partido questiona alterações na Política da Pesca de Mato Grosso que proíbem a pesca profissional no estado, por cinco anos, a partir de 1° de janeiro de 2024.

Entre outros argumentos, alega que a regra contraria a legislação federal sobre a matéria, além de colocar em risco a continuidade de vida tradicional e comprometer a sobrevivência das comunidades pesqueiras no estado.

A regra estadual também é objeto de ação ajuizada pelo Partido Social Democrático (PSD), que tramita em conjunto com a do MDB.

Convocados

Para audiência foram convocados representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Pesca e Aquicultura, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A convocação ainda se dirige a representantes do Governo do Estado de Mato Grosso, com a participação das secretarias estaduais envolvidas, e da Assembleia Legislativa local.

Os partidos que apresentaram as ações também poderão participar.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet