Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

homicídios em 2012 e 2016

Policial que matou irmãos a tiros será submetido a dois tribunais do júri

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Policial que matou irmãos a tiros será submetido a dois tribunais do júri
O policial militar Ítalo José de Souza Santos, 36 anos, será julgado pelo júri popular nesta terça-feira (19), pelo homicídio qualificado de Danirlei Gonçalves da Silva, assassinado a tiros em 2016, no bairro 1º de Março, em Cuiabá. Em abril, ele e Rafael Augusto de Miranda Viana passarão por outro júri, desta vez pela execução de Rodrigo Gonçalves da Silva, 24, irmão de Danirlei, morto a tiros mesmo bairro, onde morava com a família, no ano de 2012.

Leia mais
Júri absolve supostos "mercenários" por duplo homicídio na AV do CPA

Ítalo foi preso em flagrante no âmbito da operação da Segurança Pública, Carga Máxima. O homicídio foi investigado pela Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). O policial foi apresentado pela Polícia Militar e prestou interrogatório do assassinato cometido na companhia de mais duas pessoas.

No dia da morte de Danirlei, um grupo chegou em um veículo Gol branco e Ítalo, que estava no banco traseiro, e mais um comparsa sentado na frente, desceram do carro e atiraram em direção a membros da família que estavam reunidos na frente da casa.

A vítima e outros irmãos correram para desviar dos tiros, mas Danirlei tropeçou e foi alvejado com oito tiros, quatro na cabeça e quatro nas costas, todos disparados por trás.  

Segundo as investigações, o policial mandou recado à família, dizendo que iria matar todos os irmãos, um mês antes da execução.

No ano de 2012, a DHPP apurou outro crime de homicídio praticado pelo mesmo policial contra o irmão de Danirlei. Ocorrido no dia 21 de julho de 2012, a vítima Rodrigo Gonçalves da Silva, 24, foi morta também a tiros no bairro 1º de Março, onde morava com a família.

O motivo do crime seria vingança relacionada ao fato da vítima Rodrigo ter matado o cunhado de Ítalo.
O policial militar respondeu a Conselho de Disciplina na Corregedoria da Polícia Militar. O procedimento foi aberto e foi subsidiado pela denúncia de homicídio doloso formalizada pelo Ministério Público Estadual e acatada pela 12ª Vara Criminal de Cuiabá.

Pelos homicídios praticados, ele será submetido à dois júris, sendo o primeiro nesta terça e o próximo marcado para o dia 23 de abril, quando ladeará o banco dos réus com Rafael Augusto de Miranda Viana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet