Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

APLICAÇÃO DE MULTA

Ministério Público pede condenação de Abílio por fake news contra Botelho

Foto: Reprodução

Ministério Público pede condenação de Abílio por fake news contra Botelho
O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a condenação do deputado federal Abílio Brunini (PL) por propaganda eleitoral antecipada negativa contra o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União), ambos pré-candidatos à Prefeitura de Cuiabá na eleição próxima e, agora, protagonistas da principal rivalidade do pleito.

Leia mais
Após levar 'puxão de orelha' de juiz, Éder corrige ação que pretende impedir vereadora de atuar como deputada


Manifestação foi assinada pela promotora Lindinalva Correia Rodrigues nesta segunda-feira (25), opinando pela condenação de Abílio por atacar o adversário ao tentar estabelecer ligações não comprovadas entre ele e o atual prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, mesmo sabendo que Botelho compõe grupo oposto ao do alcaide, uma vez que é chancelado pelo apoio do governador Mauro Mendes (União).

No último dia 12 de março, o juiz eleitoral Jamilson Haddad Campos determinou que Abílio removesse diversos vídeos que continham edições truncadas, sátiras desmoralizantes e memes jocosos contra o adversário, o que foi atendido. Abílio excluiu postagens em seus perfis de Tiktok, Instagram, Facebook e Twitter após o magistrado entender que os respectivos conteúdos caracterizavam propaganda eleitoral antecipada negativa.

Instado a se manifestar, o Ministério Público Eleitoral, por intermédio de Lindinalva, opinou pela condenação de Abílio ao pagamento da multa prevista por ter incorrido à irregularidade na corrida eleitoral, uma vez que os vídeos postados continham ataques desvelados e não comprovados contra Botelho e seus familiares.  
 
“Desta feita, o Ministério Público opina pela condenação do representado ao pagamento de multa prevista, nos termos do §3º do artigo 36, da Lei nº 9.504/97”, manifestou. Após o parecer, o magistrado volta a examinar o caso para julgar se aplica a multa à Abílio.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet