Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Geral

Presidente do TJMT visita obras de reforma e ampliação e conversa com servidores e advogados da Comarca de Juara

Reuniões com servidores e advogados da Comarca de Juara (distante 634 km a norte de Cuiabá) e visita às obras de ampliação e reforma do fórum fizeram parte da programação do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho nesta segunda-feira (18 de fevereiro) durante visita ao município. “Temos nos dedicado a ouvir magistrados, servidores e advogados das comarcas do interior do estado. Aqui aproveitamos para verificar in loco as obras do fórum, que tenho certeza que possibilitarão um atendimento com muito mais qualidade ao jurisdicionado”, destacou o presidente. O fórum passará dos atuais 792m² para 2.055m².

A juíza diretora do foro, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano teceu elogios à administração do Poder Judiciário estadual. “Na gestão do desembargador Rubens, Juara foi contemplada com aumento no número de servidores, inclusive com oficiais de Justiça e também estagiários. Nossos pleitos foram atendidos e contamos com o quadro completo de servidores atualmente. Quanto às obras, elas representarão qualidade a todos. Teremos um espaço específico para o atendimento psicossocial, com salas individualizadas para psicóloga e assistente social. Antes elas tinham que se revezar para os atendimentos. Temos outra sala bastante ampla para o arquivo, que era um grande problema. Podemos ver que as salas são maiores e integradas. O gabinete está próximo à sala de audiência. É uma planta muito bem pensada e atende tanto as necessidades dos magistrados quanto dos jurisdicionados”, enfatizou a magistrada.

Ao final da visita às obras o presidente argumentou que os investimentos na estrutura física das comarcas proporcionam retorno à própria sociedade. “Os recursos vêm do Funajuris, que é um fundo do Poder Judiciário abastecido com taxas das custas judiciais. Eles se destinam a aparelhar o Poder Judiciário e hoje também é empregado na assistência judiciária gratuita, por exemplo. É o Poder Judiciário que paga a assistente social, psicólogos que trabalham nas Varas de Família e Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e também despesas de oficias de Justiça nas ações de justiça gratuita. A reforma e ampliação deste fórum refletirá em resultados ainda mais positivos na prestação jurisdicional”, explicou o presidente.

SERVIDORES - Ainda pela manhã o presidente conversou com servidores da comarca. Ele explanou sobre os avanços alcançados pela atual gestão em favor dos servidores da Justiça Estadual, como o pagamento de URV´s e melhora na infraestrutura. A distribuidora Maria Aparecida Gomes Alves, que trabalha há 24 anos na Comarca de Juara, destacou a importância da presença do desembargador. “É o primeiro presidente que me lembro que deu essa atenção às comarcas do interior. Ele veio e nos ouviu, nos deu uma oportunidade como esta”, comentou a servidora.

O oficial de Justiça José Augusto Gomes Alexandria, servidor que já foi lotado na Comarca de Várzea Grande, hoje está em Juara. “Já tinha agradecido ao presidente pelos avanços. Estar tão próximo a um presidente do Tribunal de Justiça é muito importante. Esta gestão motivou e reconheceu o trabalho realizado pelos servidore”.

O gestor da Segunda Vara de Execuções Penais de Juara, Cristiano Ribas Bonete, também elogiou a iniciativa da reunião. “Essa reunião é um bom exemplo. A gestão deu ênfase ao servidor e isso gerou um grau de motivação na equipe. Ao cliente do Judiciário o serviço tem sido entregue com mais agilidade e isso nos traz uma nova visão do Poder Judiciário na comarca”, ponderou o gestor.

ADVOGADOS - Logo depois um grupo de advogados também foi recebido pelo presidente do TJMT. Em pouco mais de uma hora e meia eles também reforçaram os avanços alcançados na gestão do desembargador Rubens de Oliveira.

O atual presidente da Subseção da OAB de Juara, advogado Cristian Gasparotto disse que houve aproximação com a sociedade. “O presidente Rubens conhece as dificuldades da advocacia e também da Justiça. Buscou uma aproximação com os advogados e por conseqüência aproximou-se do advogado, do jurisdicionado e cria o congraçamento que todos querem. Poder Judiciário, advogado, jurisdicionado falando uma língua só, falando em resolução de problemas”, destacou.

O primeiro presidente da Subseção da OAB na comarca, um dos advogados mais atuantes na região, Felício Hirocazu Ikeno disse que a atual gestão realizou um resgate de imagem bastante necessário. “Fui conselheiro na gestão do presidente Rubens na OAB. Posso dizer que nesta gestão do Tribunal de Justiça foi resgatada a credibilidade do Poder Judiciário. Foi uma gestão excelente ao jurisdicionado. Antigamente demorava-se muito a tutela na Justiça. Hoje percebemos que todas as comarcas têm bom número de magistrados e servidores e isso é muito importante e positivo para a sociedade”, concluiu o advogado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet