Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Geral

Terceiro Juizado Especial Cível

TJ inaugura Juizado na UFMT; expectativa é atender o Coxipó

Foto: Laura Petraglia - Olhar Jurídico

TJ inaugura Juizado na UFMT; expectativa é atender o Coxipó
Inaugurada na manhã desta terça-feira (26) nas dependências da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, a nova sede do Terceiro Juizado Especial Cível da Comarca de Cuiabá, foi pensada como um espaço para qualificação de estudantes do curso de Direito e de atendimento à toda comunidade dos bairros que circundam a Universidade.

Mudança de Juizado para campus da UFMT gera polêmica

“Um juizado especial numa universidade da proporção da nossa UFMT significa melhor formação para vários campos de estudo. No direito obviamente, mas também para o serviço social para a psicologia, enfim, todos os ramos da atividade humana na área social que tem cursos aqui podem ter seu aprimoramento ajudando no Juizado Especial”, declarou o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira.

Para Rubens, além da qualidade de ensino, além da prática que terão os alunos, há de ser levada em conta, a melhora significativa na prestação de serviço. “Por que também terão professores, juízes, promotores, o essencial é que há uma melhora na prestação do serviço para a sociedade. Todas as pessoas que tiverem que usar os serviços do Poder Judiciário neste juizado, obviamente serão atendidas com mais conforto, mais celeridade e com tudo à disposição”, disse.

O magistrado lembrou que tanto ele, quanto o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira, quanto o corregedor-geral, Márcio Vidal, estudaram na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por isso para eles é tão significativa a instalação do deste juizado dentro da Faculdade de Direito.

“Para nós é mais um motivo de orgulho por que os três estudaram na Universidade Federal de Mato Grosso. E para mim ainda é um motivo de orgulho a mais que tenho três filhos formados direito, os três formados pela UFMT”, finalizou.
Segundo o coordenador dos juizados especiais, juiz Mario Kono, nos últimos quatro anos a demanda nos juizados especiais civis de causas novas é crescente e gira em torno de 1,2 mil processos novos todos os meses. No caso dos criminais o número é um pouco mais baixo e a demanda de causas novas é de 700 por mês.

Os juízes designados para atuar no Terceiro Juizado Especial Cível são Marcelo Sebastião Prado de Moraes e Cláudio Zeni Guimarães. Ambos foram remanejados da comarca de Tangará de Serra já que os titulares destes juizado Walmir dos Santos e Walter Pereira de Sousza estão cedidos para outras missões.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet