Olhar Jurídico

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Geral

voto a voto

Em disputa acirrada, ex-procurador-geral de MT é eleito para o CNMP

Foto: Ilustração

Em disputa acirrada, ex-procurador-geral de MT é eleito para o CNMP
O ex-procurador-geral de Justiça Marcelo Ferra foi eleito há pouco como membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em disputa acirrada com candidatos de outros estados. Os conselheiros Alessandro Tramujas, de Mato Grosso, e Jarbas Vasconcelos, de Minas gerais, foram reconduzidos ao cargo.

MPE indica procurador-geral de Justiça para disputar vaga no CNMP

Para disputar a vaga no CNMP, Marcelo Ferra recebeu a indicação de 150 de 143 Procuradores e promotores de Justiça de Mato Grosso. A escolha de Ferra foi feita pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG). A eleição aconteceu na manhã de hoje, em Brasília.

Formado por 14 membros, que representam setores diversos da sociedade, o CNMP tem como objetivo imprimir uma visão nacional ao MP. Ao Conselho cabe orientar e fiscalizar todos os ramos do MP brasileiro: o Ministério Público da União (MPU), que é composto pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Militar (MPM), Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); e o Ministério Público dos Estados (MPE).

Presidido pelo procurador-geral da República, o Conselho é composto por quatro integrantes do MPU, três membros do MPE, dois juízes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justiça, dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet