Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

delação nula?

Advogados de Roseli pedem afastamento de juíza Selma e anulação das operações Sodoma e Arqueiro

Foto: Secom-MT

Advogados de Roseli pedem afastamento de juíza Selma e anulação das operações Sodoma e Arqueiro
Os advogados da ex-primeira-dama Roseli Barbosa estão tentando afastar a juíza Selma Rosane Santos Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, da condução da Operação Arqueiro. Eles ingressaram com uma arguição de impedimento em relação à magistrada. No pedido, a defesa alega serem nulos todos os atos do processo a partir da delação premiada do colaborador Paulo Cesar Lemes.

Leia também:
Ministério Público vê coerência e entrega documento para Silval continuar preso

O advogado Ulisses Rabaneda alega, por meio de nota encaminhada à imprensa, que a homologação do acordo entre Paulo Lemes e o Ministério Público é nula, pois a magistrada, em audiência especial e secreta, fez perguntas ao colaborador sobre todos os fatos em investigação por mais de 1 hora, o que é vedado pela Lei e Constituição Federal.

“O sistema acusatório impede que o juiz pratique atos de investigação penal, especialmente a colheita de depoimentos de forma sigilosa na fase de investigação. Se fizer isto, o magistrado estará impedido de conduzir a ação penal. A investigação é tarefa da polícia e do Ministério Público”, afirma Ulisses, de acordo com o texto.

A magistrada, segundo sustenta a assessoria jurídica de Roseli, poderia ouvir o delator, no entanto, suas indagações deveriam se restringir à aferição de eventual coação ou algo que tiraria a legitimidade da homologação. “A juíza ao invés de averiguar apenas e simplesmente a legalidade, regularidade e voluntariedade do acordo, avançou para a produção de elementos de prova”.

Operação Sodoma

Segundo o advogado Valber Melo, que atua na defesa do ex-governador Silval Barbosa, juntamente com Ulisses Rabaneda e Francisco Faiad, a homologação dos acordos de delação premiada da operação Sodoma, que levou à prisão o ex-governador, bem como os ex-secretários Marcel Cursi e Pedro Nadaf, nas audiências os colaboradores também foram exaustivamente questionados pela magistrada sobre os fatos apurados.

Para o jurista, a tendência é que também possa pedir exceção de impedimento. “Entendemos que não se pode admitir como lícita a prova produzida a partir de depoimento prestado no âmbito de acordo de delação premiada do qual participou o magistrado competente para o julgamento da ação penal deflagrada a partir de seu conteúdo. A atuação do juízo deveria restringir-se aos requisitos para a homologação, sob pena de violação ao sistema acusatório”, reforçou o advogado.

“O processo penal moderno tem colocado o juiz cada vez mais em posição de inércia, pois qualquer movimentação em colher pessoalmente a prova, especialmente quando se está na fase de investigação, gerará seu impedimento para o julgamento da causa”, explicou.

Caso o pedido seja deferido pelo Tribunal de Justiça, o efeito será o reconhecimento da impossibilidade de a magistrada continuar na condução das operações Arqueiro e Sodoma, bem como na nulidade de todos os atos praticados a partir da delação premiada, inclusive os decretos de prisão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet