Olhar Jurídico

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Eleitoral

Baixa no eleitorado

Após revisão biométrica, 20% dos eleitores de Poconé terão seus títulos cancelados

Foto: Reprodução/Ilustração

Após revisão biométrica, 20% dos eleitores de Poconé terão seus títulos cancelados
Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) revelam que 20% dos eleitores da cidade de Poconé (100 Km de Cuiabá) terão seus títulos eleitorais cancelados. Dos 23.200 eleitores do município, 4.646 não compareceram ao posto eleitoral para o cadastramento de revisão biométrica. A informação foi divulgada pelo TRE/MT, após a conclusão e homologação da revisão biométrica do município .

Todos os processos homologados serão encaminhados pelo Tribunal ao Juízo da 04ª Zona Eleitoral de Poconé,onde será realizado, automaticamente, por meio do sistema informatizado da Justiça Eleitoral, o cancelamento dos títulos dos eleitores sem os devidos cadastos.

Leia mais 
TJ-MT nega desclassificação de homicídio para índio que espancou esposa até a morte

Como conseguência, O cidadão que tiver o título eleitoral invalidado não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, documento indispensável para o exercício de vários direitos, entre eles: tomar posse em cargo público, tirar passaporte,realizar inscrição em instituições de ensino superior e receber benefícios sociais do Governo Federal

O relator do processo de revisão biométrica, Desembargador João Ferreira Filho, explicou que houve uma efetiva divulgação do cadastramento biométrico junto à população de Poconé e que a Justiça Eleitoral disponibilizou toda a estrutura necessária para o atendimento.

“A validade e eficácia dos trabalhos foram chanceladas pelo Ministério Público Eleitoral, que enfatizou a efetiva publicidade e divulgação do recadastramento ao eleitorado interessado, razão pela qual, em harmonia com a Procuradoria Regional Eleitoral, e com fundamento no art. 24, ii, da Resolução TRE/MT nº 1267/2013, voto pela homologação da revisão do eleitorado do município de Poconé”, frisou a desembargador.

O cadastramento do eleitorado de Poconé ocorreu entre os dias 16 de julho e 31 de outubro de 2013. Após o processo, João Ferreira Filho solicitou que fosse consignado voto de elogio nos assentamentos funcionais dos servidores que trabalharam na revisão biométrica em Poconé.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet