Olhar Jurídico

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Política de Classe

Concluso para sentença

As vésperas de filiação, Julier deve decidir futuro de Maggi no “Escândalo dos Maquinários”

Foto: Montagem Olhar Juridico

As vésperas de filiação, Julier deve decidir futuro de Maggi no “Escândalo dos Maquinários”
O juiz Julier Sebastião da Silva deve julgar até o próximo dia 5 de abril o caso que ficou conhecido como “Escândalo dos Maquinários”. Essa é a data limite para que o magistrado decida se vai aposentar a toga e fazer a filiação a um partido político e concorrer no próximo pleito. A ação, que tem entre os réus o ex-governador e senador licenciado por Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), está conclusa para sentença desde o último dia 10, conforme demonstra o andamento processual da Justiça Federal.


Foi Julier quem acatou ação civil pública proposta por Antônio Sebastião Gaeta na Justiça Federal, que questiona o contrato de financiamento firmado entre o Governo do Estado e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), no valor de R$ 241 milhões, utilizados para a compra de 705 máquinas.

Justiça Federal acata pedido de Blairo e Eder para desmembramento de processo no caso dos maquinários
Julier Sebastião deve se filiar ao PMDB, mas Bezerra adverte que não tem candidatura assegurada

O senador Blairo Maggi é acusado de participar do esquema de desvios dos cofres públicos. Segundo dados da Auditoria Geral do Estado, existiria um superfaturamento da ordem de R$ 44,4 milhões no preço global dos equipamentos adquiridos pelo Estado em relação aos preços praticados no mercado.

Além de Maggi, aparecem como réus os ex-secretários de Infraestrutura, Vilceu Marchetti; o de Administração, Geraldo De Vitto; o de Fazenda, Éder Moraes; e ainda o Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

Conjecturas e aliados

Bastidores revelam que Blairo Maggi e outras lideranças do PR já se reuniram com o magistrado federal, que teria pedido apoio político e reafirmado sua disposição de disputar o Governo do Estado neste ano. A informação é do jornal A Gazeta. A publicação diz ainda que Julier teria aberto a possibilidade do PR compor sua chapa majoritária tanto com um candidato a vice como com o candidato ao Senado.

Outra conjectura levantada é que caso Julier desista do PT e realmente “bata o martelo” com o PMDB para concorrer ao governo, o PR deve deixar a base governista. O motivo seria a extrema mágoa que Maggi teria contra o magistrado, que aceitou denúncia o tornou réu no “Escândalo dos Maquinários”.

Outro lado

A reportagem telefonou diversas vezes e enviou mensagens para o celular do juiz federal Julier Sebastião da Silva, no entanto em nenhuma das tentativas obteve sucesso.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet