Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Autoridades britânicas e norte-americanas visitam TSE para conhecer o processo de votação brasileiro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na noite desta quarta-feira (20) a visita de autoridades estrangeiras interessadas em conhecer melhor a Justiça Eleitoral e o processo eleitoral brasileiro. Primeiramente, o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, recebeu em seu gabinete o embaixador do Reino Unido, Alexander Wykeham Ellis, que veio acompanhado do primeiro-secretário para assuntos políticos da embaixada, Andrew Ford. Logo em seguida foi a vez do secretário-geral da Suprema Corte Norte-americana, Scott Harris, acompanhado por um grupo de estudantes brasileiros da Universidade de Harvard, também ser recebido pelo presidente do TSE.

A urna eletrônica e o aparato de tecnologia da informação (TI) que dão suporte ao processo eleitoral no país receberam atenção especial dos visitantes. O secretário-geral, Scott Harris, fez questão de testar o simulador de votação e ficou muito impressionado com o que viu. “Tudo é fascinante aqui”, exclamou ao encontrar o ministro Dias Toffoli. O embaixador britânico também não poupou elogios ao que viu por ocasião da sua visita: “A minha visita foi para entender um pouco mais como um país tão grande e tão complexo como o Brasil pode funcionar tão bem em termos de eleições”, exaltou.

Ao atender as comitivas, o ministro Dias Toffoli ressaltou que, no Brasil, a Justiça Eleitoral cuida tanto da organização e realização das eleições quanto da prestação jurisdicional nos litígios que porventura decorram delas, ao contrário dos países em que órgãos distintos cuidam dos aspectos administrativos e jurisdicionais do processo eleitoral. Ao final, considerou que o resultado das duas visitas foi positivo: “Ambos saíram daqui cumprimentando o país e, em particular, a Justiça Eleitoral pela organização das eleições e pelo sistema eleitoral”.

Também acompanharam as visitas o ministro Henrique Neves e o assessor-chefe de assuntos internacionais do TSE, Tarcísio de Lima Ferreira Fernandes Costa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet