Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

CNJ realiza vigésimo curso de instrutores em mediação e conciliação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove entre os dias 15 e 19 de junho o vigésimo Curso de Formação para Instrutores em Mediação e Conciliação de 2015, que se propõe a formar servidores e voluntários para consolidar a cultura da paz no Judiciário brasileiro. As vagas para a turma de 28 alunos, abertas nesta segunda-feira (25/5), foram preenchidas em apenas dez minutos. Ao todo, sob a coordenação da Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania, o CNJ já formou cerca de 480 instrutores, nos cursos oferecidos. Em 2015, estão previstos outros quatro cursos na área de conciliação e mediação.

Para alcançar os objetivos da Política Nacional de Conciliação, instituída pela Resolução 125/2011, o CNJ realiza, desde 2012, cursos de formação de supervisores e de instrutores em mediação e conciliação para atuarem nos tribunais e no mercado. A ênfase do Conselho na formação de instrutores e supervisores em conciliação e mediação possibilita a uniformidade no atendimento ao jurisdicionado e representa menos custos para os tribunais. A escolha desse caminho para obter a solução de demandas de maneira mais rápida e consensual tem permitido aumentar a qualidade das audiências de conciliação por meio da supervisão treinada e multiplicar conhecimento para formação de novos mediadores e conciliadores no Poder Judiciário.

“Essa formação de instrutores e supervisores no Poder Judiciário, além de orientar as próprias políticas públicas locais de conciliação e mediação, trabalha com custos muito reduzidos para o Estado. Esse é um trabalho inovador, inteligente e de ganho para toda a sociedade”, defende o coordenador do Comitê Gestor do Movimento Permanente pela Conciliação do CNJ, conselheiro Emmanoel Campelo.

Voluntariado - Tanto alunos quanto docentes participam dos cursos gratuitamente. É o caso da juíza aposentada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Eutália Coutinho, que já lecionou mais de 15 cursos voluntariamente. “É uma satisfação pessoal e profissional poder colaborar com o fortalecimento dos métodos consensuais de resolução de conflitos”, disse.

O curso para instrutores é voltado para mediadores formados, com estágio supervisionado concluído e com perfil docente indicados pelos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos dos Tribunais.

Serviço:

Curso: Formação de Instrutores em Mediação Judicial e Conciliação
Local: Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – Brasília
Período do curso: 15 a 19 de junho – 8h às 12h e 14h às 18h
Carga horária: 40 horas
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet