Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

CNMP aprova proposta que altera a tramitação do inquérito civil público

29 Jul 2015 - 12:35

Assessoria de Comunicação Social/Conselho Nacional do Ministério Público

Por unanimidade, o Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou nesta quarta-feira, 29 de julho, proposta de resolução que altera a Resolução CNMP nº 23/2007, que regulamenta a instauração e a tramitação do inquérito civil. A proposta acrescenta o artigo 9º-A, cuja redação determina a possibilidade de submeter ao órgão revisor competente a remessa do inquérito civil de um Ministério Público para outro.

A proposta foi apresentada pelo conselheiro Marcelo Ferra e relatada pelo conselheiro Alexandre Saliba. De acordo com Ferra, a medida resultará na garantia do princípio da eficiência e na facilitação do controle externo da atuação dos membros do Ministério Público.

Por sua vez, o conselheiro Alexandre Saliba destacou que a nova redação amplia o controle da atuação dos membros do Ministério Público na tramitação de inquéritos civis, “sem, contudo, invadir o campo da independência funcional de cada membro”.

A redação do artigo 9º-A ficou assim definida: “Após a instauração do inquérito civil ou do procedimento preparatório, quando o membro que o preside concluir ser atribuição de outro Ministério Público, este deverá submeter sua decisão ao referendo órgão de revisão competente no prazo de três dias”.

A resolução entrará em vigor após ser publicada no Diário Oficial da União.

Processo: 356/2014-57 (Proposição).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet