Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

justiça federal

Comissão de Constituição e Justiça aprova criação de vara federal de Rondonópolis

Foto: Ilustração/Veja

Comissão de Constituição e Justiça aprova criação de vara federal de Rondonópolis
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou proposta do Superior Tribunal de Justiça (PL 6234/13) para criação de uma vara federal no município de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá).

Leia Mais:
Centro de Soluções concilia dívida de R$ 1 mi entre usina e agricultores

A Agência Câmara informou que serão criados dois cargos de juiz federal (1 efetivo e 1 substituto), 13 cargos de analista judiciário e ainda quatro cargos de técnico judiciário. A proposta prevê ainda a criação de 1 cargo em comissão CJ-3 e de 13 funções comissionadas – 7 FC-5, 3 FC-3 e 3 FC-2. As despesas decorrentes da aplicação da proposta correrão à conta das dotações orçamentárias consignadas ao Tribunal Regional Federal – 1ª Região, no Orçamento Geral da União.

O relator na comissão, deputado Valtenir Pereira (Pros-MT), foi favorável à proposta. Ele destacou que Rondonópolis conta atualmente com apenas uma vara federal para uma demanda de cerca de 3.600 processos ajuizados por ano. “Em 2012, tramitavam 5.478 processos pela vara federal daquela cidade, tendo sido distribuídos naquele ano 3.199 processos, média superior às demais subseções judiciárias do estado de Mato Grosso”, afirmou.

Tramitação

Já aprovado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Finanças e Tributação, o projeto será votado pelo Plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet