Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Operação Metástase

Defesa considera injusta acusação contra advogado que teria blindado José Riva

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Defesa considera injusta acusação contra advogado que teria blindado José Riva
O advogado do ex-deputado José Geraldo Riva, Rodrigo Mudrovitsch, saiu em defesa do colega de profissão Alexandre Nery, acusado de atuar, a mando de Riva, no intuito de dificultar a descoberta da verdade durante a Operação Metástase, que resultou na prisão do ex-presidente da Assembleia Legislativa. Mudrovitsch considera injusta a acusação contra Nery.

Leia mais:
Após espera de sete horas, Riva fala ao Gaeco; advogado Alexandre Nery diz que apenas prestou serviços

“Advogados não são inimputáveis. São pessoas como qualquer outra, mas tem suas garantias. E estas são importantes porque representam uma função importante na justiça. E, se [os advogados] não tiverem essas garantias, muitas vezes não vão poder ser úteis aos seus clientes”, alegou Mudrovitsch.

Nery é acusado de coagir testemunhas a fim de blindar a organização criminosa que teria desviado R$ 2,6 milhões dos cofres públicos. Nery teria assessorado juridicamente as testemunhas para moldar um discurso único que impossibilitasse a construção de provas contra o esquema. Na época, 22 atuais e ex-assessores da AL foram detidos e alguns deles relataram coação por parte do advogado.

Mudrovitsch ressaltou não ter relação com Nery e que sua posição se fundamenta apenas no fato de serem colegas de profissão. E também diz se preocupar com o futuro do mesmo. “Como é que fica a reputação do profissional que foi exposto? Que tem sua família, seus clientes? Acho que isso é muito grave e que foi injusto o que foi feito”, argumentou.

E também destaca que o Ministério Público Estadual voltou atrás em relação à acusação mais grave que tinha feito contra Nery, porém a mesma já havia sido amplamente divulgada pela imprensa.

O Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), por meio do presidente Luiz da Penha, assegurou que está acompanhando o caso. E salientou que o órgão resguarda as prerrogativas dos advogados, mas não atua em defesa dos mesmos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet