Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

Entidades de Colíder são beneficiadas com destinação de recursos pela Justiça do Trabalho

As ações movidas contra empresas em decorrência do desrespeito às normas trabalhistas têm beneficiado, no município de Colíder (norte do estado, distante 635 km da capital Cuiabá), entidades que prestam serviços à população mais carente. Nessa terça-feira (2), por exemplo, foram inauguradas duas novas obras construídas com recursos oriundos das ações civis públicas movidas na Justiça do Trabalho local.

Tratam-se da sede própria da Casa da Sopa, entidade social que integra o complexo formado pelo Centro Educacional Madre Teresa de Calcutá, que fornece alimentação gratuita a aproximadamente 100 crianças carentes, e da cozinha do Centro de Formação Mirim Cidadãos do Futuro, obra beneficiará diretamente outras 200 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade atendidas na cidade.

A solenidade contou com a presença do presidente do TRT de Mato Grosso, desembargador Edson Bueno, que tem acompanhado diretamente as ações no município. Também prestigiaram os eventos, além da comunidade e autoridades locais, o diretor geral do Tribunal José Barbosa, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Valério Mazzuoli e servidores da Vara do Trabalho de Colíder.

Entidades beneficiárias

Ao todo, o Centro Educacional recebeu cerca de 230 mil reais. O recurso foi empregado na construção da primeira etapa do complexo, que compreende um grande refeitório e a cozinha. No local já estão sendo servidas refeições às crianças moradoras da região.

Já os valores destinados ao Centro de Formação Mirim Cidadãos do Futuro totalizam aproximadamente 345 mil reais. A cozinha inaugurada nesta terça é a finalização do processo de construção da sede própria da entidade, que conta com quatro salas de aula, secretaria, banheiros e refeitórios. A obra teve inauguração realizada em março deste ano. Veja aqui a matéria.

As entidades que realizaram solenidades nesta terça são apenas duas das várias beneficiadas com os recursos das ações movidas na Justiça do Trabalho.

A destinação dos valores é feita por meio do Comitê Multi-institucional da Justiça de Colíder, que congrega outros órgãos, como o Ministério Público do Trabalho, Justiça Estadual, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil.

No total, cerca de 800 mil reais já foram repassados por meio do Comitê para o desenvolvimento dos projetos sociais na região. Entre as outras entidades beneficiadas está a Casa Peregrino, que atende idosos no município, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A escolha das entidades é feita pelo próprio Comitê, a partir da análise de projetos. Os valores são liberados de forma parcelada e a execução das obras acompanhadas de perto pelos integrantes, que exigem ainda a prestação de contas dos gastos. Em sua maior parte, os recursos repassados privilegiam ações e projetos desenvolvidos por meio de entidades sociais sem fins lucrativos que prestam serviços à população mais carente.

O presidente do TRT de Mato Grosso, desembargador Edson Bueno, elogiou muito a atuação do Comitê, que tem a Justiça do Trabalho atualmente na sua coordenação. “É algo que reputo da maior relevância. A comunidade local merece e precisa ser bem atendida”, disse. Ele também destacou que essas ações vão ao encontro dos objetivos institucionais do Tribunal, que tem buscado se aproximar cada vez mais da sociedade.

O juiz Ângelo Cestari, da Vara Trabalho de Colíder, destacou a importância do repasse desses recursos para as entidades locais. Segundo ele, é uma forma de compensar a própria comunidade pelos danos decorrentes do desrespeito às normas trabalhistas.

Ao defender a atuação do Comitê, em especial com adoção de medidas que resultam na melhoria da qualidade de vida da população da região, o magistrado destacou que o papel do juiz do trabalho, do promotor e de todos os que compõem a entidade é aproximar-se cada vez mais da sociedade. “Não podemos mais ficar distantes. Nossa legitimidade vem das nossas decisões e das ações que tomamos”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet