Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Criminal

preso

HC de ex-secretário da Assembleia volta para as mãos do desembargador Rui Ramos

Foto: Facebook

HC de ex-secretário da Assembleia volta para as mãos do desembargador Rui Ramos
O habeas corpus impetrado pela defesa do ex-secretário de Administração, Djalma Ermenegildo, foi redistribuído ao desembargador Rui Ramos. O pedido estava nas mãos do desembargador Rondon Bassil Dower Filho. Quando impetrado, no entanto, o habeas corpus foi distribuído a Rui Ramos, que estava de férias.

Leia mais
Gaeco prende servidor da Assembleia Legislativa em desdobramento da operação Imperador

Djalma Ermenegildo foi preso no dia 21 de julho por agentes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) no curso da ação penal resultante da Operação Imperador, que apurou esquema de desvio de dinheiro público, liderado pelo ex- presidente da AL, José Geraldo Riva.

Conforme a denúncia do Ministério Público, foram extraviados documentos interessantes à prova, sendo que o provável autor de tais extravios é o referido réu. Consta no pedido, que entre os anos de 2005 a 2009, o acusado era secretário de Administração, Patrimônio e Informática e responsável por validar, ratificar e conferir a entrega dos materiais de consumo e em seguida informar ao setor financeiro para que fosse liberado o pagamento para as empresas.

De acordo com a denúncia, o grupo desviou mais de R$ 60 milhões dos cofres públicos com falsas aquisições envolvendo cinco empresas do ramo de papelaria, todas de “fachada”. Para se ter uma ideia, em apenas um ano essas empresas venderam mais de 30 mil toners à Assembleia Legislativa que, na época dos fatos, contava com apenas 150 impressoras.

“As entregas desses materiais não eram feitas, entretanto o então secretário, ora acusado Djalma validava a entrega e conferência dos materiais e em seguida informava o setor financeiro para liberar o pagamento as empresas, em razão disso ganhava um percentual monetário sobre esses pagamentos”, destacou o MPE.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet