Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Civil

SERRA DO CALDEIRÃO

Juiz que determinou desocupação aguarda provas de retorno de garimpeiros a Pontes e Lacerda

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Juiz que determinou desocupação aguarda provas de retorno de garimpeiros a Pontes e Lacerda
O magistrado Mauro César Garcia Patini, da 1ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso, responsável pelo processo de desocupação do garimpo da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (447 km de Cuiabá), consignou que sejam juntados ao autos provas das alegações de retorno dos garimpeiros à área.

Leia mais:
Defesa de Eder justifica que violações no uso de tornozeleira teriam ocorrido por problemas na bateria do aparelho


Por determinação do juiz, as forças de segurança que atuam no caso realizaram a implosão das escavações praticadas pelos garimpeiros. O procedimento foi efetuado no dia 13 de novembro. Porém, relatos sobre a volta pessoas em busca de ouro passaram a ser divulgados nos últimos anos.

Com a utilização de explosivos, todas as galerias e frentes de trabalho abertas pelos garimpeiros na serra foram destruídas e soterradas. Uma empresa especializada é a responsável pela realização dos procedimentos. Na ocasião, informações divulgadas relataram que a Serra do Caldeirão continuaria sob monitoramento pelas forças de segurança, formadas pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, e Civil.

Entre os principais motivos para a desocupação, está o fato de não haver autorização para exploração da área, o que torna o garimpo ilegal. A falta de segurança e a contaminação do solo e da água com mercúrio também pesaram. Um deslizamento de terra ocorrido no dia 19 de outubro deixou cinco feridos.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet