Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

sem justificativa

Justiça Eleitoral cancela mais de 41 mil títulos de eleitores mato-grossenses

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Justiça Eleitoral cancela mais de 41 mil títulos de eleitores mato-grossenses
A Justiça Eleitoral cancelou 41.026 títulos de eleitores mato-grossenses que não compareceram às urnas e não justificaram a ausência nos três últimos pleitos. Os eleitores que não são obrigados a votar, como os menores de 18 e maiores de 16, e os maiores de 70 anos, não estão sujeitos à depuração do cadastro. Nas seis zonas eleitorais de Cuiabá foram cancelados 8.841 títulos eleitorais, em um universo de 410.010 eleitores. Em Várzea Grande foram 3.773 cancelamentos, de um total de 180.227 eleitores.

Leia mais
TSE realiza sessão solene sobre os 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral

Sem título eleitoral, o cidadão não pode inscrever-se em concurso ou de participar de prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; fica impedido de receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição; não pode participar de concorrência pública; não pode obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos.

Há em Mato Grosso 2.189.703 eleitores, dos quais 42.933 não votaram nas últimas três eleições (cada turno é considerado uma eleição). Contudo, até o prazo limite de 4 de maio, 1.759 compareceram aos cartórios eleitorais para regularizar sua situação, restando 41.026 sem justificativa, o que gerou o cancelamento do título.

Para saber se seu documento foi cancelado, o eleitor deve acessar o Portal do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (www.tre-mt.jus.br), clicar no link “Situação Eleitoral” no espaço “Serviços ao eleitor”, digitar seu nome ou número do título.

O eleitor que deseja regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral deve comparecer no cartório eleitoral de sua inscrição, ou no caso de mudança de endereço, no cartório eleitoral da cidade onde está residindo. É necessário levar um documento de identidade com foto, juntamente com o comprovante de residência e o título eleitoral.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet