Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Denúncia

Eder Moraes pode prestar novo depoimento após oitiva de advogado

Eder Moraes pode prestar novo depoimento após oitiva de advogado
O juiz Jeferson Schneider, da 5ª Vara da Justiça Federal, poderá ouvir novamente o ex-secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes, após as oitivas dos advogado Kleber Tocantins e de um  arquiteto. A informação é do advogado Ronan de Oliveira, que patrocina a defesa de Moraes. Os depoimentos estão previstos para essa semana na 5ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso.

Gilmar Mendes desempata votação e STF determina que Eder Moraes permaneça em liberdade

Segundo ele, os depoimentos irão esclarecer fatos apontados na denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF). Eder Moraes foi denunciado como sendo o principal organizador de um esquema para lavagem de dinheiro
em benefício de determinado grupo político do Estado.“Ele não negou o pedido de novo depoimento, mas condicionou a realização dessas oitivas", declarou.

Segundo o MPF, o escritório advocatício teria sido usado como um dos instrumentos utilizados pela alta cúpula política de Mato Grosso e empresas para operações de lavagem de dinheiro. Em um dos casos elencados envolve o pagamento de um precatório no valor de R$ 19 milhões.  O escritório advcatício chegou a ser alvo da 5ª fase da Operação Ararath, desencadeada em 20 de maio e foi acompanhada por representantes do Tribunal de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso. 

Ainda segundo Ronan, as oitivas são referentes a primeira denúncia feita contra Eder Moraes em que figuram como réus ainda a esposa de Moraes, Laura Tereza e o superintendente do Bic Banco, Luiz Carlos Cuzziol.
Ronan reafirmou que Eder sempre efetuou pagamentos dentro da legalidade. Segundo ele, Moraes requereu junto ao sistema administrativo do Estado os comprovantes de pagamentos efetuados enquanto era o gestor da pasta de Administração. ‘Documentos que comprovam que os pagamentos não foram efetuados da forma como descrita pelo Ministério Público Federal (MPF).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet