Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

mural do TRE

Justiça barra propagandas com 'trucagem'e divulgam dados sobre pesquisa eleitoral

Foto: Olhar Direto

Justiça barra propagandas com  'trucagem'e divulgam dados sobre pesquisa eleitoral
A coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’ – encabeçada pelo candidato ao governo Pedro Taques (PDT) - obteve duas decisões favoráveis na Justiça Eleitoral que impedem a veiculação de propaganda eleitoral do candidato ao governo do Estado, Lúdio Cabral, da Coligação ‘Amor a Nossa Gente’. As duas decisões liminares foram  publicadas no Mural Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Por decisão da juíza Ana Cristina Mendes expedida na manhã de hoje (18) foi suspensa a veiculação de propaganda eleitoral em que a coligação emprega a resposta de Taques, durante debate em rádio na data de 15 de setembro, mas fora de contexto, com elementos de trucagem.

Leia Mais 
Justiça eleitoral veta programa de Lúdio por técnicas de edição 'inescrupulosas'

“Sem maiores dificuldades, denota-se que foram utilizadas no programa eleitoral, algumas das respostas dadas pelo Segundo Representante, na ocasião de debate político realizado na data de 15.09.2014, porém de modo descontextualizado, com objetivo único de ridicularizar o candidato, atribuindo-lhe a impressão de total omissão e desconhecimento a respeito dos seus suplentes no Senado”, diz a magistrada em trecho da decisão.

Na decisão, a magistrada pontua que “chama a atenção o seguinte trecho degravado da propaganda:"Sobre o seu suplente no Senado, a resposta foi: O que eu, Senador, tem a ver com isso? Absolutamente nada" . A resposta sobre tal questão foi totalmente diversa, conforme o programa de rádio veiculado no dia 15.09.2014, com conteúdo de amplo conhecimento. Assim, trata-se de uma técnica audiovisual pueril, bem como, atitude desnecessária”.

Em outra decisão em caráter liminar, também expedida na manhã de hoje, mas pelo juiz Paulo Cézar Alves Sodré, determinou que a coligação de Lúdio abstenha-se de divulgar dados de pesquisa eleitoral sem a devida informação ao público do número de registro da mesma, em propaganda eleitoral veiculada no rádio. A coligação de Taques questiona quanto ao período de realização da coleta de dados; margem de erro; o nível de confiança; o número de entrevistas; nome da entidade ou empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou.

Outro Lado 

O advogado da Coligação 'Amor a Nossa Gente', José do Patrocínio', informou ao Olhar Jurídico que já determinou as correções nas propagandas e que as medidas judiciais serão cumpridas.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet