Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Consumidor

15 MINUTOS

Justiça determina que Caixa Econômica Federal cumpra lei da fila

Foto: Reprodução

Justiça determina que Caixa Econômica Federal cumpra lei da fila
A Justiça Federal atendeu aos pedidos feitos pelo Ministério Público Federal (MPF) em Sinop (470 Km de Cuiabá), por meio de uma ação civil pública, e determinou que as agências da Caixa Econômica Federal no município respeitem o prazo máximo de 15 minutos para atendimento no caixa. Os clientes deverão ser informados, por meio do ticket da senha, sobre o tempo máximo de espera, sob pena de multa de R$ 1 mil reais em cada ocorrência de descumprimento.

Leia mais 
TJ reforma absolvição e neto de desembargador volta a ser alvo de ação por venda de sentença


O MPF tomou conhecimento do descumprimento da lei que prevê o tempo máximo de espera de clientes de banco por meio de denúncias apresentadas à instituição. Os cidadãos relataram que chegaram a ficar mais de duas horas e vinte minutos à espera de atendimento.

Conforme a ação, o fato foi comprovado nas investigações e diligências realizadas nas agências da Caixa pelo Ministério Público Federal. O tempo de espera dever ser de 15 minutos em dias normais, exceto em dia anterior ou imediatamente posterior a feriados, em data de vencimento de tributos e data de pagamento de servidor público.

De acordo com a ação do MPF, a demora das filas revela total desrespeito à cidadania, à legislação, aos consumidores e à dignidade da pessoa humana. O Ministério Público Federal orienta os clientes da Caixa Econômica Federal a observarem se a decisão judicial está sendo cumprida e informem ao MPF, por telefone, e-mail ou pessoalmente.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet