Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

APÓS SABATINA

Lúcio Andrade é eleito Ouvidor-Geral da Defensoria do próximo biênio

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Lúcio Andrade é eleito Ouvidor-Geral da Defensoria do próximo biênio
Por maioria dos votos, Lúcio Andrade Hilário foi eleito o Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do próximo biênio (2015/2017). A escolha ocorreu após sabatina do Conselho Superior da Instituição, realizada na manhã da última sexta-feira (19), com os candidatos que formaram a lista tríplice na última quarta-feira (17) por meio do voto da sociedade civil organizada.

Leia mais:
MPE tenta afastar Sérgio Ricardo do TCE, mas juíza Célia Regina nega liminar
Presidente do TJ volta a negar recurso e mantém suspensa indicação de Janete Riva


Bacharelando em Ciências Sociais e em Estatística, Lúcio Andrade é ex-membro do movimento estudantil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde também integrou o Diretório Central dos Estudantes. O novo Ouvidor também trabalhou, por dois anos, no Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatísticas (IBGE).

Na sabatina que precedeu a escolha, cada candidato, em ordem alfabética, dispôs de 20 minutos para se apresentar e, na sequência, respondeu a questionamentos dos Conselheiros. Disputavam o cargo os cidadãos não integrantes da carreira de Defensor Público, Lúcio Andrade, que obteve quatro votos, Sônia Maria Rocha, que conquistou dois e Dalete Soares de Souza, que ficou com um voto.

Na eleição em que a sociedade civil organizada participou, entretanto, Lúcio foi o segundo mais votado, tendo ficado atrás da sindicalista Sônia Maria Rocha.

O Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, a quem cabe a nomeação do novo Ouvidor, ressaltou a importância do momento para a Instituição e parabenizou a Comissão responsável pelo pleito, os Conselheiros, bem como os três candidatos. “Hoje inauguramos uma prática de fundamental importância para a Defensoria Pública: o voto aberto e, consequentemente, revestido de mais conteúdo, razão, emoção e de muito mais consciência”.

O novo Ouvidor, por sua vez, ressaltou que é uma honra poder fazer parte da Instituição. “Esse é um cargo de muita responsabilidade e fazer o intermédio entre a sociedade civil e a Defensoria é um grande desafio. No entanto, me sinto preparado e vou tentar, da melhor maneira possível, trabalhar o desenvolvimento da Instituição”.




Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet