Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Criminal

MPE promove encontro para discutir atividades de inteligência e investigação criminal

As atividades de inteligência e investigação criminal no âmbito do Ministério Público serão discutidas nesta quinta e sexta-feira, em Cuiabá, durante encontro que reunirá aproximadamente 70 promotores de Justiça. O evento é uma realização da Procuradoria Geral de Justiça, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), e Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

De acordo com a programação, os trabalhos terão início nesta quinta-feira, às 19h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Após a abertura oficial, o promotor de Justiça Fábio Galindo Silvestre, que atua no Centro de Apoio e Combate aos Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro no Ministério Público de Minas Gerais, fará uma palestra com o tema “As atividades de inteligência do Ministério Público no cenário nacional: avanços ou retrocessos”.

Na sexta-feira, às 8h30, os trabalhos terão sequência com análises de casos. A discussão será conduzida novamente pelo promotor de Justiça Fábio Galindo Silvestre. No período da tarde, o promotor de Justiça Fábio Ramazzini Bechara do Ministério Público de São Paulo fará uma palestra com o tema “Ações de Inteligência Interagências”.

As diferenças entre atividades de inteligência e investigação serão alguns dos pontos discutidos durante o encontro. O tema é complexo e ainda causa divergências de entendimentos. No Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o Gaeco é considerado um órgão de inteligência pois, além do trabalho de investigação, fornece informações às autoridades competentes para tomadas de decisões.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet