Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Ararath

MPF denuncia Eder e dois empresários por corrupção na concessão de incentivos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MPF denuncia Eder e dois empresários  por corrupção na concessão de incentivos
O ex-secretário de Fazenda e da Casa Civil Eder Moraes e os empresários do ramo de transportes Genir Martelli e Márcio Luiz Barbosa foram denunciados pela força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) que atua na Operação Ararath pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva. Agora, os três são réus no processo.

Leia mais
Após ouvir ex-casal de delatores, Justiça Federal marca interrogatório de Eder Moraes

O esquema começava na Casa Civil onde o então secretário de Estado Eder Moraes articulava a concessão de benefícios fiscais, em tese irregulares, para os empresários do ramo de transportes Genir Martelli e Márcio Luiz Barbosa.

O crédito fiscal era posteriormente abatido pelas empresas no pagamento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Foram concedidos incentivos fiscais na ordem de R$ 192 milhões às empresas Martelli Transportes, Transportes Panorama, Transoeste Logística e Transportes do Oeste.

Conforme o MPF, como recompensa ao grupo político envolvido no esquema, os empresários repassavam parte do valor recebido como crédito fiscal às empresas ligadas a Júnior Mendonça para quitar ou abater do valor total das dívidas do grupo político representado por Éder de Moraes. O valor que teria  sido 'devolvido' não é citado na ação do MPF.

Todo o enredo de crimes praticados pelo grupo criminoso tem como pano de fundo crimes contra o sistema financeiro nacional, em que factorings e outras empresas alimentam o grupo com recursos ilícitos obtidos por meio de empréstimos concedidos por bancos clandestinos, isto é, empresas que não têm autorização do Banco Central brasileiro para operarem como instituições financeiras.

*Atualizada às 18h05
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet