Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

DENÚNCIA

MPT investigará incêndio em hidrelétrica São Manoel; condições de trabalho serão avaliadas

Foto: MPT-MT

MPT investigará incêndio em hidrelétrica São Manoel; condições de trabalho serão avaliadas
O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai apurar as causas do incêndio na Usina Hidrelétrica São Manoel, em Paranaíta (MT), na madrugada do dia 21 de janeiro. A obra teve a licença suspensa pela Justiça em 2014, por suposto descumprimento das obrigações de redução do impacto do empreendimento. Porém, recentemente, a liminar foi cancelada e, a construção, liberada. O acidente destruiu um barracão situado entre dois alojamentos. De acordo com testemunhas, o fogo foi controlado por alguns trabalhadores. Não houve feridos.

Leia mais:
Vara do Crime Organizado julgará validade de ação contra Roseli Barbosa por desvio de R$ 8 milhões
Juíza anula contrato de R$ 430 milhões entre Cepromat e MT Digital

A usina, localizada no rio Teles Pires, na divisa entre Mato Grosso e o Pará, é construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. A obra teve a licença suspensa pela Justiça em 2014, por suposto descumprimento das obrigações de redução do impacto do empreendimento. Porém, recentemente, a liminar foi cancelada e, a construção, liberada.

A investigação do caso é conduzida pelos procuradores do Trabalho Marcel Bianchini Trentin e Jéssica Marcela Schneider, que foram à usina no dia seguinte ao acidente, acompanhados da Força Tática da Polícia Militar de Alta Floresta e da Polícia Civil de Paranaíta. A equipe foi recebida pelos administradores da Constran, empresa responsável pela obra. “O que nos foi passado por trabalhadores e pelo próprio pessoal da construtora é que o acidente teria sido causado por algum trabalhador ou grupo de trabalhadores, como forma de protesto, mas, até ontem, não se tinha certeza do que ou de quem causou o incêndio”, salientou Trentin.

Em relação à denúncia, ele declarou que o MPT vai investigar as condições de trabalho oferecidas aos empregados. “Em conversa com diversos trabalhadores no local, o que foi informado, de maneira bem tímida, é que suposta reivindicação teria sido causada por problemas com o cartão de vale-alimentação. Mas, em geral, todos os trabalhadores entrevistados afirmaram trabalhar em boas condições”. Marcel Trentin afirmou que, de qualquer maneira, o MPT irá requisitar documentos que comprovem a regularidade trabalhista na obra.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet