Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

eleição

Mauro Zaque quer aproximar MP da sociedade e propõe gestão participativa

Foto: Reprodução

Mauro Zaque quer aproximar MP da sociedade e propõe gestão participativa
Critico da atual falta de alternância de poder dentro do Ministério Público de Mato Grosso, Mauro Zaque, o candidato a procurador Geral de Justiça, afirmou que pretende implantar uma gestão participativa na instituição, com a finalidade de reaproximar a categoria da administração do órgão e da sociedade em geral. Para ele, a atual gestão está afastada da sociedade e dos próprios funcionários.

Leia mais: Mauro Zaque entra de última hora na disputa para ser chefe do MPE

“Quero reaproximar a sociedade do Ministério Público. Nosso maior cliente é a sociedade e estamos afastados deles. Hoje o cidadão comum dificilmente procura o Ministério Público. E também quero fazer um trabalho de aproximação com a categoria, principalmente com o inteor. Hoje, a administração superior do Ministério Público não escuta seus promotores. Quero propor uma gestão na qual todos poderão emitir sua opinião”, propôs Mauro Zaque, em entrevista ao Olhar Direto.

Último a colocar o nome para disputar o pleito ao cargo de procurador Geral de Justiça de Mato Grosso, Zaque enfrentará outros três candidatos - o procurador Edmilson da Costa, o promotor Vinicius Gahyva, além do atual chefe do MP em Mato Grosso que tenta a reeleição, Paulo Prado. Segundo Mauro Zaque a decisão de participar do pleito partiu de um grupo, os quais avaliaram o momento como propício para uma mudança.

“Acho que o país inteiro está mostrando que quer a alternância de poder. Isso é importante e necessário. Vários amigos, promotores e procuradores me disseram que essa era uma boa hora e avaliei isso junto com eles. Então decidi disputar. Estou no pleito, estou na guerra”, asseverou. Para ele, somente uma nova gestão poderá colocar o MP em um novo ciclo de avanços.

Promotor do Núcleo de Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público, Mauro Zaque é conhecido pela atuação em inúmeros casos polêmicos. Entre eles estão as ações contra os ex-secretários de Infraestrura e Administração, Vilceu Marchetti (falecido) e Geraldo De Vitto, no “Escândalo dos Maquinários”, maior crise de corrupção da gestão Blairo Maggi (PR).

O pleito

No dia 10 de dezembro acontecerá a votação. Todos os promotores e procuradores votarão em três candidatos e os nomes que aparecerem mais vezes serão escolhidos os componentes da lista tríplice que será enviada no primeiro dia útil de 2015 ao governador eleito Pero Taques (PDT). O chefe do Executivo Estadual tem a prerrogativa de escolher qualquer um dos nomes da lista, mas comumente o mais votado é o escolhido.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet