Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

VENCIDO NA COMISSÃO

Pedro Taques vota a favor da redução da maioridade penal

Foto: Reprodução

Pedro Taques vota a favor da redução da maioridade penal
Por 11 votos a oito, a comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado rejeitou nesta quarta-feira (19) proposta de emenda à Constituição (PEC) que pretendia reduzir para 16 anos a maioridade penal em casos de crimes hediondos, tráfico de drogas, tortura e terrorismo.

De Mato Grosso, apenas o senador Pedro Taques (PDT), integrante da comissão, participou da votação. Ele votou a favor da redução da maioridade penal. Mas a maioria entendeu que reduzir a imputação penal dos atuais 18 para 16 anos  seria inconstitucional.

Juristas do novo Código Penal divergem sobre maioridade

De acordo com a proposta, a idade mínima para a responsabilização penal seria reduzida de 18 para 16 anos em casos de terrorismo, tortura, tráfico de ilícitos e entorpecentes e de hediondos (por exemplo: homicídios praticados por grupos de extermínio, latrocínio, extorsão com morte ou mediante sequestro e estupro).

Pela proposta, a redução da maioridade também seria aplicada nos casos de múltipla reincidência na prática de lesão corporal grave ou roubo qualificado. Autor da PEC, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) pretende apresentar recurso para que o texto seja analisado pelo plenário da casa legislativa; para isso, precisa da assinatura de nove parlamentares.


Mais informações a qualquer momento

Leia outras notícias no Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet