Olhar Jurídico

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Geral

Sem PAD

Por maioria, TJ-MT arquiva sindicância contra juíza acusada de desídia

Foto: Ascom/TJ-MT

Por maioria, TJ-MT arquiva sindicância contra juíza acusada de desídia
O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), por maioria, resolveu arquivar a sindicância contra a juíza Flávia Catarina Oliveira de Amorim, que foi denunciada por suposta negligência no exercício doa magistratura, por insubordinação e desídia.


A sindicância nº 5/2013 apurou que a magistrada não atendeu a Corregedoria Geral da Justiça sobre processos que deveriam ter prioridades na 12ª Vara Criminal de Cuiabá, que é presidida pela juíza. Segundo os autos, que foram lidos durante a sessão, Flávia Catarina não teria respondido a dois ofícios que foram remetidos pelo órgão.

Pedido de vista adia, mais uma vez, destino de juiz acusado de fazer audiência com morto

Em voto proferido na sessão passada, realizada no dia 20 de março, o desembargador Sebastião de Moraes Filho, corregedor-geral da Justiça, votou pela instauração do PAD contra a magistrada. Moraes argumentou que a magistrada ignorou os ofícios da Corregedoria.  O corregedor destacou que a magistrada já foi penalizada em outras duas investigações. O voto de Moraes foi seguido pelos desembargadores Luiz Carlos da Costa e Marcos Machado, votando pelo afastamento da juíza.

O desembargador Rondon Bassil votou pela não instauração do PAD, por entender que os juízes de primeira instância estão sobrecarregados. “Eu já via a juíza redigindo ofício, fazendo audiência e digitando ao mesmo tempo. Isso lhe causou uma LER”, defendeu o desembargador. 

O desembargador aposentado do TJ-MT, Paulo Lessa, fez a defesa da magistrada e alegou que a mesma não pode ser responsabilizada por falhas de servidores que atuam em seu gabinete. Lessa disse ainda que uma ex-servidora, que teve um surto psicótico, não havia lhe passado as informações.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico

Atualizada às 17h18

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet