Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Presidente abre Jornada de Estudos em Cáceres

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Paulo da Cunha, prestigiou nesta sexta-feira (7 de agosto), em Cáceres (225km a oeste de Cuiabá), a abertura da VII Jornada de Estudos do TJMT, que acontece nos dias 7 e 8 de agosto.

Na oportunidade, o desembargador conversou com os servidores e magistrados da comarca, com a finalidade de ouvir suas demandas e apresentar os projetos do Tribunal, como o planejamento estratégico do TJMT, o plano de trabalho da Gestão 2015/2016 e o plano de expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

“É motivo de grande satisfação vir até as comarcas do interior e promover essa aproximação com os magistrados e servidores. Inclusive porque estávamos devendo uma visita a Cáceres. Para os servidores falamos sobre questões salariais e a melhoria na carreira. Com os juízes, procuramos reforçar as nossas metas, que visam principalmente a diminuição da taxa de congestionamento”, afirma o presidente.

Sobre a Jornada de Estudos, o desembargador ressaltou que a iniciativa é fundamental para qualificar ainda mais os magistrados. “A Jornada já é um programa antigo, mas que fizemos questão de dar continuidade, pois entendemos que proporciona a salutar troca de ideias e experiências entre os magistrados”, salienta Paulo da cunha.

O juiz diretor do Foro da Comarca de Cáceres, Jorge Alexandre Martins Ferreira garante que para os magistrados a presença do presidente é muito importante. “Os juízes se sentem agraciados com a oportunidade de poder conversar e tirar suas dúvidas com a administração na própria comarca, pois nem sempre é possível ir à Capital. Além disso, é um momento de congregação, onde nós conseguimos mostrar os projetos que estamos desenvolvendo por aqui e a Presidência consegue nos passar o que espera de nós”, explica o juiz.

Segundo o magistrado, a reunião com os juízes ainda traz uma visão global de como anda o Poder Judiciário Mato-Grossense. “Tivemos acesso a diversos dados que vão pautar nossos trabalhos daqui para frente. Como, por exemplo, a economia de energia, em tempos de crise econômica. A questão da taxa de congestionamento de processos também foi bem debatida e inclusive já estamos fazendo uma força-tarefa para dar mais celeridade às decisões”, garante Jorge.

OAB – Aproveitando a oportunidade, o presidente do TJMT ainda fez uma visita à Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Cáceres para ouvir as demandas dos profissionais locais.

“Pedimos uma reunião com o presidente aproveitando a visita dele a Cáceres e ele atendeu prontamente. Ficamos agradecidos com a oportunidade de discutir diretamente com ele as nossas demandas, pois assim fica mais fácil entender as nossas dificuldades e manter um diálogo aberto”, diz o presidente da OAB/Cáceres, Eduardo Sortica de Lima.

O desembargador Paulo da Cunha, que atuou como advogado por dois anos no município, revela ter “um carinho todo especial por esta comarca e por esta cidade. E sempre que posso faço questão de estar junto aos advogados também para podermos discutir os pontos em comum com o Judiciário.”

Lembrando ainda que na próxima semana é comemorado o Dia do Advogado (11 de agosto), o presidente ressaltou que “sem o advogado não se faz justiça, porque ela é inerte e precisa ser provocada pelo advogado. É ele quem movimenta a máquina judiciária e é muito importante para a justiça que haja um diálogo constante com eles”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet