Olhar Jurídico

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO ARCA DE NOÉ

Riva concede entrevista e nega que João Emanuel tenha reformado sua casa: "afirmação absolutamente mentirosa"

28 Jan 2016 - 19:46

Da Reportagem Local - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Riva concede entrevista e nega que João Emanuel tenha reformado sua casa:
"Vocês querem me perguntar alguma coisa? Eu falo com vocês um minutinho", e assim, apesar da recomendação da justiça de não prestar esclarecimentos após audiência de processo que corre na Sétima Vara Criminal, da juíza Selma Arruda e oriundo da "Operação Arca de Noé", o ex-deputado José Geraldo Riva falou com a imprensa e avaliou os processos em que figura como réu, até o momento.  Confira: 


Leia mais: 
Riva pode pegar até 12 anos de prisão por cada um dos 80 processos da Arca de Noé

“Eu sempre estive muito disponível pra justiça, nunca me furtei, até com relação às testemunhas. Nós temos um compromisso de até o dia 23 de março trazer o deputado Chico Daltro, lógico que se eu não puder trazê-lo a gente vai ter que desistir. Mas o testemunho dele é importante. Ele era oposição à mesa na época, ele conhecia tudo o que acontecia lá, ele sabe que o presidente e o primeiro secretário dificilmente tem controle sobre todo o processo de licitação”, avalia Riva.

Sobre as questões dos cheques, que seriam usados para pagamentos à empresas fantasmas, Riva avalia. “Todos os pagamentos até 2002 eram feitos com cheques. A partir de 2002, a providência que nós tomamos foi a de abolir o cheque, exatamente para dar mais transparência. Então nós vamos sempre contribuir com a justiça. Acho que pela forma como sempre conduzi, eu não merecia estar preso, em função da minha contribuição, sempre disponível, sempre compareci. Nunca atrapalhei o processo, pelo contrário, sempre procurei ajudar”.

Sobre os cheques do ex-vereador João Emanuel que teriam, segundo o GAECO, sido assinados para pagamentos de reforma na casa de Riva:

“É absolutamente mentirosa essa afirmação, minha casa tem 10 anos que não é reformada e não faz mais de 10 anos que eu conheço João Emanuel. Simplesmente ele pode ter construído uma casa, mas a minha casa em si, não. Minha casa faz 10 anos que não passa por nenhum processo de reforma. Aliás, está lá para quem quiser ver e visitar, são convidados para isso”.

Sobre João Emanuel ter sido chamado de “aprendiz de Riva”, avalia. “Acho que não cabe comentário nisso, porque João Emanuel tocou a vida dele da forma como bem entendeu, assim como eu toco a minha e cada um responde por aquilo que faz”, conclui.

Contexto: 

Após ter sido denunciado pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) por crimes de peculato e de constituição de organização criminosa, o ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel Moreira Lima, responderá agora por lavagem de dinheiro. Com o dinheiro, teria comprado Porshe e pago viagens para Disney para ele e sua ex-esposa, a deputada Janaina Riva, filha de Riva. Confira aqui. 

Entenda o Caso:

A Operação Arca de Noé, deflagrada em 2002 pela Polícia Federal em conjunto com outros órgãos de investigação para desmantelar o crime organizado em Mato Grosso chefiado na ocasião pelo bicheiro e agiota João Arcanjo Ribeiro. Contra Riva pesam denúncias de que enquanto presidente e 1º secretário da Assembleia Legislativa, autorizou a emissão de cheques para empresas fantasmas, os quais foram descontados nas factorings de João Arcanjo e assim quitar dívidas de campanha eleitoral e desviar dinheiro público.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet