Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Criminal

centro de custódia

Secretário e comissão 'inspecionam' câmeras instaladas em cadeia que abriga Silval, Eder, Riva e ex-secretários

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Secretário e comissão 'inspecionam' câmeras instaladas em cadeia que abriga Silval, Eder, Riva e ex-secretários
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, e o adjunto Luiz Fabrício Vieira, e uma comissão de advogados de Mato Grosso realizam nesta tarde uma inspeção ao Centro de Custódia de Cuiabá (CCC). O objetivo é avaliar in loco os parlatórios da unidade prisional onde estão encarceradas personalidades políticas como o ex-governador Silval Barbosa, os ex-secretários Pedro Nadaf, Eder de Moraes, José Riva e Marcel de Cursi.

Leia Mais:
Advogado preso promete acionar Conselho Federal da OAB para retida de câmeras do Centro de Custódia

A medida foi adotada após a solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quanto a retiradas das câmeras de monitoramento instaladas na unidade. No último dia 9, o presidente da seccional Mato Grosso, Maurício Aude, afirmou que, mesmo que não haja gravação de áudio, é possível descobrir o que os advogados conversaram com seus clientes por meio de leitura labial nos vídeos. A Ordem solicitou à Secretaria a retirada dos aparelhos, instalados por medida de segurança. Inicialmente, o pedido não foi atendido.  Diante da negativa, Aude prometeu acionar o Conselho Federal para defender as prerrogativas dos advogados. 

De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a perícia criminal foi acionada pela pasta para comprovar que os aparelhos não efetuam gravações de áudio.

Conforme a argumentação apresentada pela OAB à Sejudh, a presença dos equipamentos viola a intimidade e a privacidade dos diálogos, bem como o sigilo profissional, protegidos pela Constituição e também por legislação específica de defesa de prerrogativas.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet