Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Plano de Segurança

TRE/MT estuda necessidade de utilização do Exército nas eleições de 2014

Foto: Daniella Clark/G1

TRE/MT estuda necessidade de utilização do Exército nas eleições de 2014

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) estuda a necessidade de utilização das forças do Exército para atuarem no processo eleitoral de 2014. Caso seja comprovada a demanda, no início do próximo ano, o presidente do Tribunal vai enviar uma solicitação ao General Carlos Aberto Maas, comandante da 13ª Brigada.

Essa foi uma das deliberações do Gabinete de Gestão Integrada das Eleições 2014 que se reuniu na última sexta-feira (22). No encontro ficou definida a manutenção de um servidor de alta patente do Exército, Polícia Federal, Polícia Civil e Militar, com poder de decisão, à disposição da Justiça Eleitoral.

Leia mais

TSE corta R$ 3 milhões do montante solicitado pelo pelo TRE/MT para as eleições de 2014

Este servidor será o que os parceiros chamam de “oficial de ligação”, com poder para tomar decisões rápidas e dar seguimento ágil às demandas do processo eleitoral.

A reunião aconteceu no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e foi coordenada pelo presidente do TRE, desembargador Juvenal Pereira da Silva, e pela corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Helena Póvoas.

O desembargador Juvenal Pereira enalteceu a histórica parceria firmada entre a Justiça Eleitoral e as instituições Polícia Federal, Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Exército.

“Reconhecemos o excelente trabalho desenvolvido e conheço também o planejamento que vocês realizam a cada eleição. Mato Grosso tem se destacado no cenário nacional quando se trata de vencer desafios para realizar as eleições e devemos esse sucesso ao empenho das instituições parceiras”, disse o presidente.

O objetivo do Gabinete visa, sobretudo, atuar na repressão de crimes eleitorais como compra de votos, boca de urna e outras ilicitudes. Além de vai garantir a realização da eleição sob o ponto de vista operacional.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e o superintendente da Polícia Federal, Élcio Vicente da Silva, acertaram que o serviço de inteligência das polícias será reforçado e que o setor vai trabalhar de forma integrada, mapeando as regiões do Estado onde há histórico de conflitos ou de ocorrência de ilicitudes eleitorais.

Participaram da reunião representantes do Exército, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Politec, Corpo de Bombeiros, FUNAI, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura de Cuiabá e Procuradoria Regional Eleitoral. 

Leia outras notícias do Olhar Jurídico
 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet