Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

recontagem de votos

TSE afastou inelegibilidade e não há motivo para Barranco não tomar posse na AL, diz advogado

Foto: Divulgação

TSE afastou inelegibilidade e não há motivo para Barranco não tomar posse na AL, diz advogado
O advogado do ex-prefeito de Nova Bandeirantes Valdir Barranco (PT), Elvis Klauk, afirmou que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (26), que acatou parcialmente recurso interposto pelo petista por seis votos a um, afasta a inelegibilidade de Barranco, motivo pelo qual ele não assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, mesmo tendo mais votos do que Pery Taborelly, com quem trava uma “batalha”.

Leia mais
Ministros repensam votos, acatam parcialmente recurso de Barranco, mas Taborelli continua como deputado

“Afastada a inelegibilidade, não há motivos para a não diplomação dele (Barranco)”, explica o advogado. Ainda segundo ele, um pedido será feito ao TSE para que encaminhe a decisão proferida nesta terça ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Vamos solicitar ao TSE que encaminhe ao TRE o afastamento da inelegibilidade. Em seguida, o TRE deve realizar o descongelamento e recontagem dos votos de Valdir Barranco e providenciar sua posse na Assembleia Legislativa”, afirmou Klauk.

O recurso sobre o registro de candidatura estava parado no TSE desde o final de abril, após pedido de vista para melhor análise dos autos, do ministro Admar Gonzaga Neto. Até a rogativa para adiamento da conclusão, Barranco contabilizava maioria de votos no colegiado para garantir a cadeira na Casa de Leis.

Inicialmente o ex-prefeito de Nova Bandeirantes teve candidatura negada por ser ficha suja. Valdir Barranco foi acusado de superfaturamento de mais de 7.000% na compra de medicamentos quando exercia o cargo de liderança municipal. Na ocasião o MPE participou das investigações que determinaram, momentaneamente, a inelegibilidade do ex-prefeito.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet