Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Fraude em certidões

Pleno do TJ-MT nega HC e indiciamento de agente da Sefaz na operação Cartas Marcadas é mantido

Foto: Reprodução

Pleno do TJ-MT nega HC e indiciamento de agente da Sefaz na operação Cartas Marcadas é mantido
Foi julgado na tarde desta quinta-feira (8), durante Sessão do Pleno Do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o Habeas Corpus (HC) 127843/2013 que pleiteava revogar o indiciamento e trancar a investigação sobre um dos acusados de integrar um esquema de fraudes ocorridas na expedição de certidões de créditos a Agentes da Administração Fazendária - caso conhecido como “Cartas Marcadas”. O HC foi foi negado e indiciamento mantido.

Leia mais 
Peladona da Villa Mix vai ter que desembolsar R$ 50 mil para continuar com processo milionário contra Gusttavo Lima


O recurso visava beneficiar o ex-vice-presidente do Sindicato dos Agentes da Administração Fazendária, Alexandre Freitas, que havia sido indiciado pela Polícia Judiciária Civil, juntamente com outras 19 pessoas. O advogado Carlos Frederick, responsável pela defesa de Freitas, alegou que o servidor foi indiciado sem ao menos ser ouvido pela Polícia Civil, sendo vítima de faltas de provas sobre o seu envolvimento no esquema.

O desembargador Rui Ramos Ribeiro, que havia pedido vista no primeiro julgamento acontecido no dia 13 de março, justificou seu voto -concedendo parcialmente o pedido de HC- afirmando que um indiciamento prévio, sem ao menos ouvir o acusado, caracterizaria um ato inconstitucional. Apesar do voto de Rui Ramos ter sido seguido por sete colegas, não foram suficientes para modificar a decisão. Assim, foi mantido o indiciamento contra o ex-vice-presidente.

Com isso, Alexandre Freitas, ex-vice-presidente do Sindicato dos Agentes da Administração Fazendária, continuará sob investigação de uma possível prática do crime de falsificação de papéis públicos. O indiciamento foi mantido.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet