Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Criminal

PILOTOS NORTE-AMERICANOS

Voo Gol 1907: acidente aéreo que matou 154 pessoas em MT será julgado nesta semana

Foto: Reprodução

Voo Gol 1907: acidente aéreo que matou 154 pessoas em MT será julgado nesta semana
Está na pauta do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o julgamento dos Recursos Especiais e Medida Cautelar, no caso do acidente com o voo 1907, para a próxima quinta-feira, 7 de agosto, a partir das 13h, pela Quinta Turma. Trata-se de um Recurso Especial do Ministério Público Federal que pede o aumento de pena dos dois pilotos norte-americanos que respondem a processo criminal no Brasil por causarem a queda do Boeing e a morte dos 154 passageiros, em 29 de setembro de 2006. Os destroços do avião foram encontrados no dia 30 de setembro do mesmo ano, na Serra do Cachimbo, a duzentos quilômetros de Peixoto de Azevedo (700Km de Cuiabá), na região norte de Mato Grosso.

Leia mais 
TRE defere registro de candidatura de Taques; julgamento de Riva será quinta-feira


Outro pedido a ser julgado é a Medida Cautelar (MC nº 22795/MT), também do Ministério Público Federal, que pede a prisão preventiva para fins de extradição dos pilotos norte-americanos. Desde dezembro de 2006 os dois acusados estão em liberdade, vivendo nos Estados Unidos e mesmo tendo se comprometido a retornar ao Brasil e comparecer a todos os atos processuais, eles vêm se recursando a sujeitar-se à jurisdição do Brasil.

No pedido, o MPF ressalta que são cabíveis, pelo menos, duas medidas alternativas de cooperação penal internacional em matéria penal, como a extradição dos EUA para o Brasil, com base no Tratado de Extradição firmado em 1961 e também pelo princípio da reciprocidade para crimes similares, no sentido objetivo, além de Convenções assinadas pelos dois países com relação à segurança da aviação civil.

O advogado Eduardo Saldanha, Doutor em Direito Internacional, está representando a Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 em diversas medidas internacionais. “Entendemos que o pedido de prisão preventiva visando a extradição dos réus é fundamental para garantirmos que eles venham a cumprir a pena estabelecida pela Justiça brasileira, e que temos meios legais, a partir dos Tratados Internacionais, para que eles sejam extraditados”, comenta.

Entenda o acidente

Em 29 de setembro de 2006 um Boeing 737-800 SFP (Short Field Performance) da companhia brasileira Gol Transportes Aéreos, prefixo PR-GTD, com 154 pessoas a bordo, desapareceu dos radares aéreos às 16h48min (UTC-3) enquanto cumpria a etapa de Manaus (MAO) a Brasília (BSB) do voo 1907.

A queda foi decorrente do choque da aeronave com um jato executivo Embraer Legacy 600, prefixo N600XL, que fazia a etapa Brasília-Manaus de seu voo de entrega a um cliente norte-americano, a empresa de táxi aéreo ExcelAire Services Inc. O Legacy conseguiu fazer um pouso de emergência no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), uma base da Força Aérea Brasileira (FAB) na Serra do Cachimbo.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet