Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Civil

Em nota

Coligação afirma que Justiça obrigou Wilson Santos a prorrogar contratos com empresas e cita melhorias

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Coligação afirma que Justiça obrigou Wilson Santos a prorrogar contratos com empresas e cita melhorias
A coligação “Dante de Oliveira” enviou nota à imprensa para afirmar que o candidato a prefeito Wilson Santos (PSDB) foi obrigado a prorrogar os contratos de concessão de transporte público em Cuiabá, quando era prefeito, devido a liminares concedidas pela Justiça a pedido das empresas concessionárias. Ainda são citadas as melhorias no transporte coletivo durante a gestão do tucano (2003/2010) e os novos compromissos do tucano.

Leia mais:
Justiça recebe denúncia e Wilson Santos vira réu em mais uma ação judicial

“Em sua segunda gestão como prefeito de Cuiabá, época em que venceria o contrato de concessão com as empresas de transporte coletivo, Wilson Santos determinou que sua equipe elaborasse todos os trâmites burocráticos para que uma nova licitação fosse realizada. Entretanto, a prefeitura não pôde realizá-la por força de quatro liminares obtidas pelas empresas na Justiça, determinando que os contratos fossem prorrogados – e assim foi feito”, consta de trecho da nota.

O texto enviado pela coligação é uma defesa de Wilson Santos em resposta ao recebimento de denúncia contra ele por problemas na falta de licitação e conseguinte prorrogação irregular no contrato de exploração do transporte municipal. Além de Wilson Santos, também foram denunciados Elismar Bezerra de Arruda e Edvá Pereira Alves.

Ainda na nota, são citados os avanços, como a melhoria na idade média da frota de ônibus, além dos novos compromissos de Wilson para com o transporte público. “Wilson Santos já se comprometeu, se eleito, trabalhar pela melhoria do transporte público de Cuiabá, com a realização de uma nova licitação, com a exigência para que as empresas sempre disponibilizem veículos novos e com uma fiscalização rigorosa, que tenha sempre em vista o conforto e o bom atendimento dos usuários do transporte coletivo”, pontua o texto.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota à Imprensa

Em relação à notícia de que a juíza Célia Regina Vidotti, da Vara da Ação Civil Pública e Ação Popular da Capital, recebeu a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) contra o ex-prefeito Wilson Santos, a Coligação “Dante de Oliveira” tem a esclarecer o que segue:

1. Em sua segunda gestão como prefeito de Cuiabá, época em que venceria o contrato de concessão com as empresas de transporte coletivo, Wilson Santos determinou que sua equipe elaborasse todos os trâmites burocráticos para que uma nova licitação fosse realizada. Entretanto, a prefeitura não pôde realizá-la por força de quatro liminares obtidas pelas empresas na Justiça, determinando que os contratos fossem prorrogados – e assim foi feito;

2. O principal argumento das empresas, acatado integralmente pela Justiça, era de que a Prefeitura havia sido muito dura em suas exigências de melhoria na qualidade do transporte, obrigando-as a fazer altos investimentos em renovação de frota, instalação de ar-condicionado em pelo menos 50% dos carros e implantação de elevadores para cadeirantes. Quando Wilson Santos deixou a prefeitura, a idade média da frota de ônibus de Cuiabá era de apenas três anos, um fato inédito na história da Capital;

3. Antes que as questões judiciais fossem resolvidas, abrindo caminho para que a prefeitura fizesse a nova licitação, Wilson Santos deixou a prefeitura sob o comando do vice-prefeito;

4. Os contratos foram, por fim, renovados por mais cinco anos, com as mesmas empresas, durante a Gestão Chico Galindo. Houvesse algum vício no ato praticado durante a Gestão Wilson Santos, tal renovação não seria aceita pelos órgãos de controle e nem pela Justiça;

5. Durante a campanha deste ano, Wilson Santos já se comprometeu, se eleito, trabalhar pela melhoria do transporte público de Cuiabá, com a realização de uma nova licitação, com a exigência para que as empresas sempre disponibilizem veículos novos e com uma fiscalização rigorosa, que tenha sempre em vista o conforto e o bom atendimento dos usuários do transporte coletivo.

Coligação Dante de Oliveira
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet