Olhar Jurídico

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Criminal

CÉLULA MÃE

Riva se cala em audiência por “mensalinho” na Assembleia Legislativa

28 Mar 2016 - 14:14

Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda/ Da Redação - Arthur Santos/ Patrícia Neves

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Riva se cala em audiência por “mensalinho” na Assembleia Legislativa
A magistrada Selma Rosane, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, ouve nesta segunda-feira (28) os réus no processo proveniente da “Operação Metástase/Célula-mãe”, que versa sobre desvios de verbas valorados em aproximadamente R$ 2 milhões na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O ex-deputado José Geraldo Riva é o principal nome no processo.


Leia mais:

Juíza retifica decisão e inclui “colaboradores” em desmembramento de processo contra Riva


Riva está preso desde o dia 13 de outubro de 2015 no Centro de Custódia da Capital (CCC), por conta da deflagração da Operação. Ele é acusado de liderar o esquema. Também são partes do processo os servidores Geraldo Lauro, Maria Helena Caramelo, Hilton Carlos da Costa Campos e Marisol Castro Sodré.

Segundo o Gaeco, o dinheiro surrupiado servia para o pagamento de despesas pessoais do ex-deputado, como o combustível de sua aeronave particular, pagamento de honorários advocatícios, entre outros.

Além disso, o ex-deputado teria usado parte do montante para o pagamento de um “mensalinho” para políticos e lideranças políticas do interior do Estado. A distribuição de “mimos”, como uísque, pagamento de festas de formatura, jantares e massagistas também faziam parte da lista. O esquema tentava dar aparência de legalidade aos gastos.

Confira o andamento da audiência:

Audiência de instrução é encerrada sem os depoimentos dos réus.

15h06 -
A juíza começa a questionar a respeito das planilhas, as mesmas que Riva pediu perícia. Marissol explica que realmente são planilhas com atualizações. Por isso mais de uma por mês. A defesa de Jose Riva reforça a pergunta se pode haver duplicidade. Ela responde que eram 12 planilhas por ano. A planilha com data posterior é a que vale. O restante é duplicidade.

14h55 - 
Marisol Castro Sodré será interrogada.

14h55 - Maria Helena Caramelo será interrogada após a oitiva de todas as testemunhas.

14h54 -
 Riva pede a juizá para ser interrogado novamente ao termino da fase de instrução. E explica que Nadir foi secretaria se serviços legislativos por 18 anos e que possui conhecimentos diretos sobre os fatos da denúncia e que provavelmente fara referências a ele.

14h50 - O ex-deputado: "Nunca me preparei tanto para uma audiência. Estou com quase 20 laudas de documentos aqui. Mas estou orientado pelo meu advogado a permanecer silêncio porque a Nadir ainda será ouvida". Nadir é o nome da testemunha que ainda resta.

14h50 - Riva fica perante a juíza. Ela novamente faz o aviso sobre o silencio e a confissão.

14h48 - A defesa de José Riva adianta que o ex-deputado faz o mesmo, mas a juíza perguntará isso diretamente a ele.


14h31-
Ele fala sobre estar amparado pela constituição e diz que nenhum fato apresentado liga qualquer culpabilidade a ele.

14h30 -
Gerado afirma que, como outras testemunhas serão ouvidas apos a audiência de hoje, ele escolhe ficar em silêncio.

14h29 -
Depois de conversar a sós com seu advogado, Geraldo retorna a sala. A juíza o lembra que ele pode ficar em silêncio sem prejuízo a defesa e que confissão pode abonar a pena.

14h21 -
A defesa de Riva também solicita os vídeos das delações feitas no Gaeco, mas a juíza solicita para esperarem até a fase de diligências.

14h21 -
Defesa de Riva solicita uma pericia nas planilhas apresentada entres as paginas 707 e 732 dos autos, pois identificaram duplicidade em planilhas que servem pra embasar os valores doa supostos danos ao erário. O próprio deputado explica que muitas vezes a AL soltava varias planilhas em um mesmo mês, de acordo com a atualização dos valores, e que anexaram ao processo como se fossem valores independentes.

14h20
- A defesa do ex deputado estadual José Riva dispensou uma testemunha, que se recusou a comparecer.

14h20 - Riva chega ao Fórum. Ele e a Maria Helena Caramelo estão na sala de audiências, acompanhados de advogados. Rica chegou carregando pastas de documentos.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet