Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

MANIFESTAÇÃO

PGR emite parecer contrário a reclamação de Silval e crítica "atalho" da defesa para revogar prisão

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

PGR emite parecer contrário a reclamação de Silval e crítica
A Procuradoria-Geral da República emitiu, nesta segunda-feira (16), parecer contrário a reclamação feita pela defesa do ex-governador Silval Barbosa contra a juíza Selma Rosane Arruda da Sétima Vara Criminal de Cuiabá. Silval, que já conseguiu a anulação de duas prisões preventivas decretadas pela magistrada, reclama que a juíza descumpriu um dos pedidos de liberdade acatado pelo Supremo Tribunal Federa (STF).

Leia mais: 
Flagrado preso, ex-secretário tenta demonstrar incompetência de juíza para obter liberdade; veja foto

Na reclamação, a defesa argumenta que a juíza deveria ter revogado a terceira prisão preventiva de Silval, no âmbito da Operação Sodoma III, uma vez que o ex-secretário já possuía um habeas corpus acatado pelo ministro Gilmar Mendes referente a prisão preventiva decretada em decorrência da Operação Sodoma I. Segundo os advogados, as duas operações possuem uma “similitude fático-jurídica” que permite a extensão do HC aceito pela corte superior.

Conforme o parecer do sub-procurador geral da república, Edson Oliveira de Almeida, não houve desrespeito à autoridade de decisão proferido pelo STF. Segundo o documento, os decretos de prisão emitidos pela juíza dizem respeito a operações diferentes, de modo que os pedidos de liberdade protocolizados pela defesa também não podem ser extensivos.

Edson Almeida ainda criticou a defesa por usar do instrumento da “reclamação” quando o procedimento serviria, na verdade, como um “recurso”. O Sub-procurador citou uma decisão do ministro Roberto Barroso do STF em que este tipo de alegação “não dá ensejo à propositura de reclamação, sob pena de desnaturar-se a via em substitutiva de recurso”

A reclamação que foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) tem como relator o ministro Edson Fachin. Após a manifestação da PGR pela improcedência, o processo já está concluso para decisão do ministro.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet