Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Criminal

flagrante forjado

Presidente de subseção da OAB-MT preso por suposta extorsão obtém liberdade na justiça

21 Jan 2017 - 18:21

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Ilustração

Suspeito obteve HC na justiça

Suspeito obteve HC na justiça

A defesa jurídica do presidente da Subsecção de Diamantino da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Pérsio Oliveira Landim, obteve êxito em pedido de liberdade protocolizado na tarde deste sábado (21). Ele deverá ser solto ainda hoje. Ele foi preso pela Polícia Civil na tarde desta sexta-feira (20), em Santo Antônio de Leverger (35 km de Cuiabá) acusado de prática de extorsão contra o proprietário do Cartório de 2º Ofício da cidade.

Leia mais:
OAB-MT lamenta prisão de presidente de subseção e promete julgamento no Tribunal de Ética

Conforme explicou o advogado do suspeito, Roger Fernandes, ao Olhar Jurídico, foi obtido uma nulidade de prisão, garantindo sua liberdade. "Considerando se tratar de um flagrante forjado e por ele ser réu primário e possuir bons antecedentes, além de ser presidente da subceção da OAB-MT, obtivemos essa liberdade", disse. 

Ao réu não foi imposto qualquer medida cautelar de liberdade, todavia precisará pagar na próxima semana uma fiança de R$ 3 mil. A decisão foi proferida pela magistrada Silvana Ferrer Arruda, da Quinta Vara Criminal de Cuiabá. 

Nesta sexta-feira, o tabelião Félix Jerônimo Alvarez, vítima do advogado, afirmou ao Olhar Direto que toda ação foi gravada e entregue à Polícia Civil. A detenção do advogado foi registrada em uma das salas do cartório e envolve a falsificação de uma assinatura para invalidar um contrato de hipóteca de uma propriedade rural avaliada em 22 milhões de dólares, na cidade de Sinop (a 500 km de Cuiabá).

A vítima afirma que desde o último domingo (15) passou a ser chantageado pelo proprietário de um jornal que o acusava de ações ilícitas e falsificações de documentos. Logo após, ele recebeu um convite para conversar com o dono do jornal sobre as matérias. Na sequência, uma reunião foi agendada, na terça-feira (17), mas em Cuiabá, na sede do jornal instalada na avenida General Mello para que a questão fosse "debatida".

Nessa data, Félix declarou ter visto o advogado em frente ao estabelecimento, mas nenhum reunião se consumou. Novamente uma reunião foi agendada para a sexta-feira (20). "Me ligaram pressionando. Falando que sites estavam replicando o material e que a corregedoria [do Tribunal de Justiça] estava investigando a conduta, para pressionar mesmo. O Pérsio me ligou dizendo que tinha como resolver a situação. Marquei para às 9h, mas ele só veio às 15h.

Antes da reunião, o tabelião procurou a Polícia Civil e relatou o caso. Durante a reunião com o advogado na tarde de hoje, Pérsio teria solicitado que o tabelião assumisse a responsabilidade pelo erro perante a escritura. "Mais de uma hora de conversa ele [advogado] me disse que eu deveria assumir que me engaram e que tudo ficaria tranquilo. Eu perguntei qual era a minha garantia e ele me disse que nada mais iria acontecer. Nessa hora a polícia entrou".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet