Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

DESCASO

Piscina funciona como criadouro do mosquito da dengue

Foto: Dayane Pozzer/OD

Piscina funciona como criadouro do mosquito da dengue
Uma piscina particular localizada na residência de número 1.239, na Rua Duque de Caxias, no bairro Vila Aurora, em Rondonópolis, funciona como criadouro do mosquito transmissor da dengue. O local está sem limpeza e de acordo com vizinhos, os moradores permanecem pouco tempo em casa.


O bairro é considerado um dos mais problemáticos com relação à infestação do mosquito aedes aegypti. De acordo com José Márcio da Silva, biólogo da Vigilância Ambiental de Rondonópolis, o índice de infestação nas primeiras três semanas de 2011 foi de 4,02% no local. O número é alarmante, pois o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Conforme José Márcio, 100% dos imóveis do município serão vistoriados e o trabalho já foi iniciado. A Vila Aurora já apresenta, desde o ano passado, um dos índices de infestação mais altos da cidade e é justamente o grande número de piscinas sem a devida manutenção que eleva esse número.

Conscientização

Desde o ano de 2009, profissionais da Secretaria de Saúde de Rondonópolis desenvolvem ações com o objetivo de evitar a transmissão da dengue no município. Mutirões para a limpeza de terrenos baldios foram feitos com frequência em diversos bairros e a Vigilância Ambiental implantou testes mensais para verificar o grau de infestação predial do aedes aegypti.

A equipe realizou também campanhas de conscientização com empresários locais para sensibilizar os caminhoneiros sobre a importância do diagnóstico em trânsito e a gravidade da doença. As Escolas Estaduais e Municipais participaram de palestras e atividades sobre a necessidade da limpeza dos terrenos e sobre os sintomas da dengue.

Na opinião da gerente do Departamento de Atenção Básica, Simone Ribeiro Resende, mesmo com todo o empenho do Poder Público, a comunidade não pode se esquecer de fazer sua parte. “O mosquito só vai se proliferar se nós não fizermos nossa parte. Não devemos deixar água e nem sujeira acumulada”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet