Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Para tucano, diminuição de vantagem de Serra em maio era previsível

O deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA) avaliou que era previsível neste mês que a pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, diminuísse a vantagem nas pesquisas de intenção em relação ao tucano José Serra.


Pesquisa CNT/Sensus, divulgada hoje, mostra o empate técnico entre os presidenciáveis, com uma leve vantagem da petista. No final de semana, levantamento do Vox Populi também apontou empate técnico com vantagem de Dilma.

"Este foi o momento da campanha máxima de divulgação televisiva e de rádio do PT e do governo", afirmou o deputado. No entanto, para ele, é preciso esperar os levantamentos do Datafolha e do Ibope para fazer uma avaliação mais concreta da situação.

O deputado disse que a exposição do PT começou com o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o 1º de Maio e terminou com a propaganda partidária exibida quinta-feira passada. "Foram 15 dias de um jogo de futebol no qual um time, que é o PT, tinha direito de fazer até gol de mão, enquanto o adversário, que é o PSDB, não pode nem entrar em campo", disse.

Secretário do PT diz que Dilma está se tornando conhecida e recebendo votos de Ciro
CNT/Sensus indica empate técnico entre Serra e Dilma; petista aparece na frente
Pesquisa indica que Lula transfere mais votos a seu candidato do que FHC
Pesquisa indica que Dilma representa continuidade e Serra, experiência
Serei doador, mas não o único, diz vice de Marina Silva
PMDB cobra de petista regra rígida para aposentadoria

Para Jutahy Magalhães, Serra voltará a ter vantagem sobre Dilma quando for ao ar os programas do PSDB, DEM e PPS, a partir do final do mês. "Maio foi o mês do PT e junho será o mês de Serra."

Na pesquisa Vox Populi, divulgada no sábado, a ex-ministra da Casa Civil apareceu com 38%, contra 35% do ex-governador de São Paulo. A margem de erro também é de 2,2 pontos percentuais. Foram entrevistadas 2.000 pessoas entre os dias 8 e 13 de maio. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 11.266/2010.

Para o deputado Paulo Bornhausen (SC), líder do DEM na Câmara, é preciso esperar o resultado de outras duas pesquisas para se fazer uma análise da situação. "Na última rodada dos quatro institutos, houve muitas variações", afirmou o deputado, citando os levantamentos feitos pelos institutos em abril.

Bornhausen avaliou que não houve nos últimos 30 dias alguma situação que explicasse a subida ou a queda de um candidato. Para ele, Serra mantém vantagem sobre Dilma.

Já o secretário nacional de comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), comemorou o resultado da Sensus.

Segundo Vargas, o crescimento de Dilma na pesquisa se deve ao fato de a ex-ministra estar se tornando mais conhecida pela população. "Além disso, ela é a candidata do presidente Lula e tem qualidades. É a candidata da situação, que vai manter a política de Lula e fazer avanços."

Segundo a pesquisa CNT/Sensus, Dilma recebeu 35,7% das intenções de voto, enquanto o tucano ficou com 33,2%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar, com 7,3% dos votos, enquanto pré-candidatos como José Maria Eymael (PSDC) e Américo de Souza (PSL) ficaram, respectivamente, com 1,1% e 1%. Outros pré-candidatos mencionados na pesquisa não registraram 1% dos votos.

Em uma segunda lista, apenas com os três presidenciáveis mais bem classificados nas pesquisas, Serra recebeu 37,8% das intenções de votos, enquanto Dilma obteve 37%.

Marina Silva recebeu 8% dos votos válidos. Os indecisos, brancos e nulos somam 17,3% nessa segunda lista. Em janeiro, edição anterior da CNT/Sensus, Serra tinha 40,7% dos votos, Dilma 28,5% e Marina 9,5%.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 10 e 14 de maio, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 11.548/2010.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet