Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Economia

Indústria alimentícia é a que mais cresce no Estado

O segmento industrial que mais cresceu no Estado de Mato Grosso no período de 1995 a 2007 foi a indústria alimentícia, atingindo um crescimento de 123%. O índice é superior a média do crescimento industrial no Estado que é de 109%. Um dos fatores que contribuiu para esse crescimento é a agregação cada vez maior de valor à matéria prima produzida em Mato Grosso e o desenvolvimento de cadeias produtivas.


“Estamos agregando valor ao que produzimos aqui. E é essa agregação de valor na cadeia produtiva que faz a diferença”, pontuou o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan. De acordo com o presidente, o Estado tem uma vantagem frente aos demais que é a grande oferta de matéria prima para o setor industrial.

“A escolha de uma indústria para se instalar em uma localidade está ligada a vários fatores, entre eles a disponibilidade de matéria prima e a logística. Temos a matéria prima, o que precisamos é melhorar a logística do Estado, pois apesar da logística ser uma das piores do Brasil, estamos conseguindo crescer, ampliar e gerar empregos”, pontuou o presidente, acrescentado que com os investimentos em logística, o Estado irá consolidar e fortalecer todos os segmentos industriais.

Um dos pontos destacados por Jandir Milan é a necessidade da conclusão da BR 163 e a ampliação da malha ferroviária no Estado. “Com a ligação de Cuiabá a Santarém pela rodovia, será possível baratear o custo com o transporte dos produtos e tornar o Estado mais competitivo. A ferrovia também terá papel decisivo nesse processo, pois será a consolidação da indústria, por ser um transporte que reduz o preço do frete”, asseverou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet