Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Mundo

arsenal nuclear

Irã é um "caso especial", diz diretor da AIEA

O Irã é um "caso especial" devido às preocupações ocidentais de que estaria secretamente desenvolvendo uma arma nuclear

O Irã é um "caso especial" devido às preocupações ocidentais de que estaria secretamente desenvolvendo uma arma nuclear, disse na segunda-feira o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, em meio a uma ofensiva política do Irã e de países árabes contra o suposto arsenal nuclear israelense.


Na semana em que o Conselho de Segurança da ONU deve votar novas sanções ao programa nuclear iraniano, Amano criticou a insistência do Irã em enriquecer urânio e dificultar o acesso de inspetores e investigadores a suas instalações atômicas.

"Também preciso mencionar que o Irã é um caso especial por causa, entre outras coisas, da existência de questões relacionadas às possíveis dimensões militares do seu programa nuclear", disse ele na abertura de uma reunião dos 35 países do conselho de direção da AIEA.

Mas o embaixador do Irã na AIEA, Ali Ashgar Soltanieh, disse que a agência deveria prestar mais atenção a Israel, país que não é signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) e que supostamente possui o único arsenal nuclear do Oriente Médio.

A ONU encerrou na semana passada em Nova York a sua conferência quinquenal de revisão do TNP, evento no qual o programa nuclear israelense foi muito discutido.

Referindo-se aos incidentes navais da semana passada, Soltanieh acusou Israel de cometer "crimes contra a humanidade em Gaza", e disse que "este tipo de violação do direito internacional, mais a capacidade nuclear, é muito perigosa para a segurança de todo o mundo".

Israel diz que não vai discutir essa questão por causa da hostilidade de vários vizinhos. O país não confirma nem desmente a posse de armas nucleares. Por não ser membro do TNP, Israel não se submete a inspeções nucleares internacionais, ao contrário do Irã, signatário do tratado. O Ocidente, no entanto, diz que a República Islâmica viola regras do TNP e é uma ameaça ao regime de não-proliferação.

Países árabes devem elevar a pressão nesta semana, quando a direção da AIEA discutir as "capacidades nucleares israelenses". Esses países querem que Amano implemente uma resolução da AIEA conclamando Israel a se abrir a inspeções e aderir ao TNP.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet