Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Economia

BNDES: recessão pode prejudicar ajuste fiscal Grego

Em estudo publicado nesta segunda-feira, o economista Gilberto Borça Jr., do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), afirma que a recessão pode prejudicar a superação da crise Grega, e que a recuperação do país passa por "uma política expansionista de gastos da Alemanha".


Segundo o autor, a solvência da crise fiscal dos chamados Piigs (grupo formado por Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, na sigla em inglês) requer não só um "saneamento das contas públicas", mas também a manutenção do crescimento econômico.

Borça argumenta que "em ambientes recessivos ou de crescimento anêmico, apertos fiscais contribuem ainda mais para a queda da atividade econômica, reduzindo as receitas tributárias e requerendo, posteriormente, maiores contrações fiscais", entrando-se em um ciclo vicioso.

Para rompê-lo, o economista defende a busca de competitividade externa, que, nessa situação, só seria possível com a ajuda dos países mais fortes da zona do euro, já que a desvalorização cambial não é possível.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet